22 de junho de 2009

Educação privada X Educação Pública

O que falar sem cair em tendenciosidade ou trafegar na mediocridade do senso comum envolto de um assunto tão delicado como é a educação? Mais ainda acerca do iminente comparativo entre ensino público e privado...

Há muitos anos, acompanhamos as instituições de ensino privado, a sobressair em relação às escolas públicas. Trata-se de uma verdade, bem fundamentada, ao conhecemos a realidade explicita, nas condições de ensino que vem desempenhando os colégios públicos, sejam Estaduais ou Federais. Assistimos a falta de estrutura, de professores, e ainda uma série de outras importantes questões para o bom funcionamento da escola.

O que foge um pouco do bom senso, é vermos pessoas alegando (sem prova qualquer) que a educação pública teve sua época de ouro a vinte ou trinta anos atrás. Pode até ser verdade, embora esse pensamento ainda é construído na base do achismo. O mercado de trabalho, a vinte ou trinta anos, não exigia um certificado de segundo grau completo, sendo possível um pai de família, dar uma vida digna a seus filhos, sem por exemplo portar um diploma de nível superior, ou defender uma tese de mestrado. O ensino público, nesses tempos, supria as expectativas daquela época, mas as evidencias não comprovam o mesmo, devido às novas exigências do mercado, e quem pode garantir, que a educação oferecida àquela geração, imprimiria mudanças no quadro atual? Num contemporâneo, onde perdemos quinze ou mais anos, sob os arredores dos muros de uma escola, perdemos literalmente outros quatro ou cinco na universidade, e no final, nos vemos a batalhar por um emprego em shoppings, sendo mal remunerado e ralando o dia todo numa carga horária no mínimo absurda, isso quando conseguimos o tal emprego.

1 Coveiros:

Flori disse...

Ótimo texto anjo

Postar um comentário

________________________________________________________
Obrigado por visitar o nosso Cemitério...
Volte logo, haverá sempre uma tumba bem quente disponível para você...
________________________________________________________