30 de setembro de 2010

O título: Quem cria é você!

Para saber a relevância da escrita na formação profissional, um dos muitos caminhos a ser tomados nessa temática pode ser analisar o próprio processo de formação de uma segmentação escrita.

A primeira parte é o processo de confecção do texto, as palavras parecem brotar de uma espécie de fonte, lugar incomum, desconhecido! Mas já dizia certo ditado, uma coisa é o texto, outra o contexto para se chegar ao texto – com o perdão da redundância.

Portanto, aí está você, em algum lugar qualquer, provavelmente sentado, pondo-se a ler este amontoado de letras que formam ainda o que não se sabe bem ao certo. Nesse instante, sem que possa perceber, uma série de eventos se desencadeia, e é nessa prolixidade que se estabelece uma consciência, em qualquer um dos seus simples momentos. Há, inicialmente, um processo de consciência e compreensão global do escrito, talvez focada na vida e seguida pela eminente sensação de estar só. E finalmente... as mesmas letras impressas, em qualquer um dos instantes, como num passe de mágica, começam a ganhar forma, primeiro de palavras, depois culminam em longos períodos, concebendo não meramente em informação, mas em apotegmas, ou simplesmente serão a mera apreensão de um traço.

Tudo isso é fundamentado por uma profusão de noções, a leve e iminente percepção de estar compreendendo o que se está tentando transmitir. E essa mesma compreensão, é certamente favorecida pela centena de milhares de informações que integram o fundo de sua consciência pensante, formado por vagas lembranças, desejos indiscerníveis, sentimentos e, sobretudo, lamentações. A sua vida inteira está aí, junto a você em cada lapso de instante em que você se faz existir...

Agora para tudo! Esse talvez não seja o melhor método de descrição, a cerca do que habita a consciência durante um breve e simples momento textual. No entanto, esse “apanhado” serve de exemplo introdutório para um dos principais dilemas que rondam esse estudo, a confusão pré-estabelecida envolvendo a importância da escrita para o homem em suas diversas vertentes, inclusive na formação profissional. Escrever é interação com o âmago pensante, trazer para o leitor uma parte do seu universo e a grande contribuição em qualquer esfera – inclusive na profissional -, é mais do que levar uma mensagem, é transmitir conteúdo acerca de uma causa, é literalmente interação: sempre!

PS: Esse post simboliza a tentativa de elaboração de um texto sobre a importância da escrita na formação profissional e não precisam dizer que n tem nada a vê com o tema, rs

Continue...