23 de junho de 2009

Monas Lisas


É impossível delimitar o número de elementos a inspirar um artista no ato da concepção de uma obra. No resultado final, pode ser encontrado um conjunto de preceitos lógicos, a soma de fragmentos adquiridos durante toda uma vida, nas mais diversas e diferentes formas. A arte nada mais é que a singela soma do sentir, o dedo de um “mestre” acerca do que está envolto, servindo como fonte de inspiração para estabelecer algo maior. E às vezes nesse processo, é possível atingir a universalidade, estabelecendo uma compreensão inventada que rompe as barreiras de um lirismo hediondo para se tornar uma nova fonte de inspiração, como acontece com a Mona Lisa de Leonardo da Vinci.

É difícil apontar a exata fonte de inspiração do pintor renascentista para compor essa obra. Primeiro o óbvio, o quadro apresenta uma mulher com expressão introspectiva e um pouco tímida até. O sorriso apesar de restrito é muito sedutor, principalmente por manter certo conservacionismo. Seu corpo representa o padrão de beleza da mulher na época de Leonardo.

Este sem dúvidas é provavelmente o retrato mais famoso na história da arte, senão, o quadro mais famoso de todo o mundo. Poucos outros trabalhos de arte são tão controversos, questionados, valiosos, elogiados, comemorados ou reproduzidos.

Arte Alheia

E o que dizer quando a arte produzida e imortalizada por um gênio como da Vinci é reproduzida nas mãos de outros artistas, sendo a principal fonte de inspiração para o propósito de conceber novas expressões? Tudo começou com um retrato de uma mulher nua, com as mãos cruzadas, de olhar delicado e sorriso tímido assemelha-se ao famoso Mona Lisa, um dos destaques de uma nova exposição no Museu Ideale Leonardo Da Vinci, na Itália.
A exposição “Joconde - Da Monna Lisa alla Gioconda Nuda” é dedicada a trabalhos inspirados no quadro Mona Lisa. A mostra é dividida em duas partes, uma com obras históricas e outra com peças de arte contemporânea. Quanta inspiração,em? Sem dúvidas Mona Lisa tornou-se uma verdadeira dádiva.

Na primeira oportunidade pinturas e desenhos do século 16 ao século 20 inspirados na obra de Leonardo. Alguns destes trazem reproduções da Mona Lisa nua, todavia a que mais se destaca é a obra que chegou a ser atribuída ao próprio Da Vinci no passado, mas que, depois de sofrer minuciosa análise de especialistas, foi creditada a algum imitador ou discípulo direto.

Outros destaques são um pequeno quadro redescoberto nos depósitos da galeria Uffizi, e restaurado para a ocasião, e o Diário, emprestado da Biblioteca Nacional de Nápoles, em que o cardeal Luís de Aragão relata o encontro com o pintor, durante sua visita em 1517.

Vejam as obras...





A maioria delas não se comparam a Mona Lisa, mas todas podem ser concebida como verdadeiras amostras de arte...


1 Coveiros:

Rafa Flori disse...

Muito bom rafinha

Postar um comentário

________________________________________________________
Obrigado por visitar o nosso Cemitério...
Volte logo, haverá sempre uma tumba bem quente disponível para você...
________________________________________________________