24 de junho de 2009

Besouro - O capoeira "oriental"



Há tempos o cinema nacional vem mostrado que as pornochanchadas ficaram para trás, o cinema no Brasil também é muito mais que a imbecilidade materializada em película do quilate de Trapalhões, Xuxa e CIA. É inegável, o país adentrou em uma nova fase, com perspectivas cinematográficas modernas, já começou uma Era de sucesso e conquista, com o iminente apoio de seu povo. Esse é um cenário que vem se desenhando há alguns anos, sempre pensei, chegou à hora de arriscar novos ares, mesmo em segmentos que não se tem qualquer tradição, e essa hora – com o perdão da redundância – enfim chegou.

Uma das idéias que me surgiam em mente era explorar “nossa” capoeira de um modo mais digamos...oriental. Para minha felicidade, parece que “roubaram” minha idealização, acaba de sair o trailer de Besouro, longa de ação que evoca as artes marciais de “O Tigre e o Dragão” com uma pequena particularidade, no lugar do kung fu entra em cena a capoeira.

O filme conta a história do lendário capoeirista Besouro Mangangá. A fim de garantir o sucesso da produção em torno de seus objetivos, a produção trouxe direto da China o coreógrafo de ação Hiuen Chiu Ku que atuou em sucessos como "Kill Bill" e do próprio “O Tigre e o Dragão”.

A trama é baseada no livro Feijoada no Paraíso, a narativa relembra a história do capoeirista Manoel Henrique Pereira (1895-1924), o Besouro Mangangá, também conhecido como Besouro Cordão de Ouro. Para justificar as piruetas do wire-fu, o objetivo da película é misturar a história da luta contra a escravidão no interior da Bahia com elementos folclóricos do candomblé.

5 Coveiros:

Rafa Flori disse...

Lindo texto meu anjo

Lara Veiga disse...

Cara eu vi esse DVD na americanas e por sua culpa, agora terei de comprar...

Ana Paula Moreira disse...

O cinema brasileiro melhorou consideralvemente já há alguns anos. E agora já pode experimentar mais, com temáticas diferentes. Aposto que esse filme deve ser bom.

SLEEPY disse...

Sempre achei que capoeira combinava mais com essas coreografias do que outras lutas...òtima dica!!
Bjo

Unknown disse...

Gostei do post, bem interessante.

Rapadura Dura

Postar um comentário

________________________________________________________
Obrigado por visitar o nosso Cemitério...
Volte logo, haverá sempre uma tumba bem quente disponível para você...
________________________________________________________