7 de junho de 2009

Um pouco sobre reciclagem

Agora pouco encontrei, meio na base do por acaso, um texto antigo já, foi escrito em janeiro de 2007, enquanto cobria o “Pré-Caju” – festa popular da cidade -, para o portal Infonet, também daqui de Aracaju.

Essa foi uma das matérias que mais gostei de fazer, entre tanta mixórdia e assuntos anedóticos, eis que abordei, em um mero momento é verdade, um tema tão importante e ainda muito presente em nossas vidas.


Reciclagem no Pré-Caju

Logo se percebe que esse não se trata de um grupo qualquer de folião. De longe parecem prontos para prestigiar a festa, até se dividirem lentamente. Cada um agora se concentra em um ponto diferente, no meio da multidão, a recolher latas de cerveja e refrigerantes. Esse é o trabalho de reciclagem realizado pela equipe do Reciplas - Reciclagem e Comércio de Sucatas Ltda.

A equipe é formada por cinco catadores, que passam a noite driblando a multidão em busca de latinhas. Quando o recipiente já está cheio por completo, o material recolhido é levado para o armazenamento. Mas a aventura ainda não está no fim, logo o catador retorna com outro saco e recomeça sua busca por novas latas vazias. O coordenador do Reciplas, Orlando Casimiro, afirma que é impossível prever quantos sacos são formados ao final da festa.

"Isso porque esse número está diretamente ligado ao número de foliões na festa e também à quantidade de bebida que eles vão consumir, o que é impossível de se prever. Mas numa festa como o Pré-Caju não há o que se preocupar, pois material nunca falta para a equipe trabalhar. A contrário disso, a dedicação tem que ser total para dar conta de tudo e o número de material perdido ser o menor possível", diz Orlando.

Depois de recolhidas, todas as latas são armazenadas e em seguida levadas à prensa. Terminado esse procedimento, todo o material é enviado para outros Estados, onde sofrerá o processo de reciclagem para depois novamente entrar no mercado consumidor, mas dessa vez como um outro produto.



O texto antes havia sido publicado: Infonet e Resol


2 Coveiros:

Flor disse...

Bem criativo rafa

raul disse...

gostei

Postar um comentário

________________________________________________________
Obrigado por visitar o nosso Cemitério...
Volte logo, haverá sempre uma tumba bem quente disponível para você...
________________________________________________________