1 de junho de 2009

Mistura de Legumes recria obras famosas

Acho que todo mundo aqui já deve ter visto essa imagem em algum lugar, certo? Aqueles olhos bem atentos, também devem ter percebidos que a mesma está um pouco diferente da versão original, apesar de até certo ponto se tratar de uma réplica fiel.

Poxa, tah aí um texto que não podia deixar de reproduzir aqui no blog, foi das coisas digamos mais originais e interessantes que vi nos últimos dias. Uma artista chinesa, gosta tanto de brincar com alimentos que recriou telas de famosos posicionando com cautela batatas, tomate, couve, cebolas, pepinos... E tudo mais do que se imagina



A famosa Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, e O Beijo, de Klimt são algumas das principais obras reproduzidas. As fotos das adaptações de Ju Duoqi foram reunidas em uma coleção que ela chamou de Museu do Legume, que está exposta na Galeria de Fotografia Paris-Pequim, na capital chinesa.

É difícil imaginar que alguém poderia dar uma nova condição a esses alimentos. A artista descobriu que legumes e verduras não tinham apenas valor nutricional, mas também artístico, há cerca de três anos.

"No verão de 2006, eu comprei alguns quilos de ervilhas e fiquei sentada lá, quietinha, por dois dias, descascando, antes de colocá-las em um arame e transformá-las em uma saia, uma blusa, um adereço para a cabeça e uma varinha mágica. Eu usei controle remoto para tirar uma foto de mim mesma vestida com eles", contou Ju Duoqi em entrevista a Rede BBC.


'O Nascimento de Vênus', de Botticelli, foi uma das obras escolhidas pela artista em sua homenagem às mulheres que gostam do lar


Auto-retrato de Van Gogh


Marilyn Monroe com cabelos de repolho. DIOS não existe limite para a criatividade


'O Beijo', de Gustav Klimt, também recebeu o toque da artista


Napoleão, obra de Jacques-Louis David, aparece montado em batatas


'A Lição de Anatomia do Dr. Tulp'


'A Liberdade Guiando o Povo', ganhou nova roupagem


O trabalho é realmente brilhante e encanta até pelos mínimos detalhes. As diferentes formas e cores dos vegetais, com um pouco de arranjo, alimentam a imaginação da artista. Mas ela não usa apenas frutas e legumes frescos - secos, murchos, em conserva, fritos ou fervidos a depender também entram em pauta e podem sim ser utilizados para confecção de trabalhos.

A inspiração para esse novo gênero artístico talvez tenha nascido da associação de legumes e verduras à vida doméstica e disse que achou "uma forma de vida para as mulheres que adoram a casa", finaliza.

Ju Duoqi é uma artista chinesa, nasceu em 1973, em Chongqing, e estudou na Escola de Belas Artes de Sichuan.

Fonte: BBC Brasil

1 Coveiros:

Flor disse...

Simplesmente perfeito, deveras interessante rafinha

Postar um comentário

________________________________________________________
Obrigado por visitar o nosso Cemitério...
Volte logo, haverá sempre uma tumba bem quente disponível para você...
________________________________________________________