31 de maio de 2009

Celular: EVOLUTION


Falar de celular é sempre um assunto interessante, apesar de às vezes um tanto massivo. O tema realmente me atraí, sobretudo quando a pauta é a evolução de aparelhos, o tempo passa de modo tão veloz que a gente mal percebe a evolução, os celulares praticamente deixaram de existir e se tornaram apetrechos tecnológicos de incontáveis funções, ainda com um detalhe, também servem para se comunicar.

Voltando a época onde o principio básico se baseava em comunicação. Tudo começou com alguns engenheiros que resolveram mudar a o rumo da história. A idéia era desenvolver uma maneira de tornar a comunicação mais eficiente e fácil, daí surgiu um tanto brilhante e absurdamente miraculosa, criar um sistema capaz de efetuar a comunicação entre telefones sem fio, brilhante em? Por um lado a idéia não era ruim, mas como até o inferno é cheio de boas intenções a tecnologia da época não facilitou, afinal estávamos no ano de 1947, as idéias não foram muito além da teoria e de pouca prática.






A telefonia móvel deu seus primeiros passos em 1973, quando foi efetuada a primeira chamada de um telefone móvel para um telefone fixo, datado de Abril de 1973 que todas as teorias comprovaram que o celular funcionava perfeitamente, e que a rede de telefonia celular sugerida em 1947, pasmem, foi projetada de maneira correta. Este foi um momento não muito conhecido, mas certamente um fato marcado para sempre e que mudou totalmente a história do mundo, apesar de ainda tênue o celular já era uma realidade.

Várias fabricantes fizeram testes entre o ano de 1947 e 1973, contudo a primeira empresa que mostrou um aparelho funcionando foi a Motorola – até hoje a minha preferida. O nome do aparelho era DynaTAC, ainda não estava disponível para venda, apresentava-se como uma espécie de protótipo. O primeiro modelo liberado comercialmente nos EUA - alguns outros países já haviam recebido aparelhos de outras marcas -, foi o Motorola DynaTAC 8000x, isso ainda no ano de 1983, ou seja, dez anos após o primeiro teste realizado.

A primeira geração da telefonia celular se iniciava com celulares não tão portáteis, tanto que a maioria era desenvolvida para instalação em carros. A maioria dos celulares pesava em média 1kg (sim, você leu certo) e tinha dimensões absurdas de quase 30 centímetros de altura. Claro, isso era apenas o começo, sendo que a tendência era a redução no tamanho físico e o aumento de funções. O preço dos celulares evidentemente era astronômico, até porque, nem todo mundo tinha um carro para poder carregar estes “trambolhos”.

Clique aqui para ler na integra

0 Coveiros:

Postar um comentário

________________________________________________________
Obrigado por visitar o nosso Cemitério...
Volte logo, haverá sempre uma tumba bem quente disponível para você...
________________________________________________________