4 de agosto de 2009

Fotógrafo chinês 'se esconde' na cidade

Imaginem um artista com habilidade de literalmente se ‘camuflar’ na paisagem urbana com o simples propósito de retratar o anonimato do ser humano.

Essa é a caracterização artística do chinês Liu Bolin. O objetivo da amostra é entre outras tantas, O passar a mensagem, até certo ponto angustiante para alguns, de que o ser humano é verdadeiramente um solitário.

Esse não é o único ponto a ser abordado. Críticos de arte, por exemplo, também destacam aspectos políticos dos trabalhos de Liu: o de ser “massa” em um país de 1,4 bilhões de habitantes. Em 2005, ele foi um de diversos artistas que tiveram ateliês fechados pelo governo. O mundo artístico acusa os líderes comunistas de perseguição.

Liu nasceu em 1973, na província de Shandong, no leste da China. Formou-se pela Academia de Belas Artes de Shandong e começou a participar de grandes exposições aos 28 anos. Feitas a partir de 2006, as fotos da série ‘Hide in the City’ – algo como ‘Anônimo na Cidade’, em tradução livre – catapultaram o artista para a cena internacional.

Ele já realizou exposições individuais na França, Itália e Estados Unidos e suas obras já foram exibidas em algumas das principais galerias chinesas.Para se camuflar ao ambiente, são necessárias até 10 horas de pintura corporal. Passantes só percebem sua presença quando ele se movimenta.

Para os críticos, o trabalho de Li esbanja uma 'força silenciosa'.

Confiram outras imagens:



4 Coveiros:

Rafa FLOR disse...

Incrivel

M.agic_Words disse...

Muito interessante o post, belo fotografo

Macaco Pipi disse...

PUTZ, QUE MASSA :D

Unknown disse...

esse é bom. eu já vi outras fotos em que ele aparece escondido no meio da pintura.





A algum tempo eu coloquei seu blog em meus favoritos. mas eu dei uma relaxada, me preocupei em demasia na divulgação do meu blog e me esqueci de visitar os meu favoritos,
estou fazendo isso agora, vou acompanhar melhor o seu blog, peço que se não for pedir demais, faça-me uma visita , comente nas postagens, eu ficaria feliz se ao abrir meu blog encontrasse um comentario seu lá. muito obrigado pela atenção, sucesso ao seu blog e lógico, ao meu também.

Postar um comentário

________________________________________________________
Obrigado por visitar o nosso Cemitério...
Volte logo, haverá sempre uma tumba bem quente disponível para você...
________________________________________________________