8 de agosto de 2009

Filme financiado pelo Hamas tem estreia em Gaza

A espera foi ardua, mas finalmente Imad Aqel, do grupo palestino Hamas estreou na Faixa de Gaza, após longos meses de sucessivas dificuldades nas filmagens em território palestino.

Sendo o primeiro título financiado pelo grupo, a produção teve sua première no sábado. Com um custo estipulado em US$ 120 mil, foi escrito por um dos principais líderes do Hamas.A película foi rodada ao longo do ano passado, inclusive quatro dos atores que integravam o projeto foram mortos vítimas da ofensiva israelense contra Gaza, em janeiro. O diretor disse ter esperança de inscrevê-lo no Festival de Cinema de Cannes deste ano.

Aplausos

A trama apesar de simples possui certo grau de complexidade. Narrando a história de Imad Aqel, militante da organização que acumula duas caracteristicas não só distinta como diretamente oposta, visto como verdadeiro herói pelos palestinos e como terrorista por Israel. Militante do Hamas, Aqel esteve envolvido em diversos ataques contra alvos israelenses no início dos anos 90.Israel o acusa de ser culpado pela morte de 13 soldados.

Depois de uma longa operação de busca, seu esconderijo em Gaza foi cercado por forças israelenses em 1993, sendo morto com apenas 22 anos. Segundo os impressos que circulam na Faixa de Gaza, a cena que provocou reações mais frenéticas, com verdadeiros gritos do público foi quando um dos personagens soltam a seguinte afirmação: "Matar soldados israelenses é adorar a Deus".

O Hamas é dono de uma formidável rede de comunicação, tendo sob seu controle uma emissora de televisão, uma rede de rádio e muitos jornais.No que descreve de "cultura da resistência", a organização também patrocina festivais de arte, peças de teatro e livros de poesia - a maioria sobre as condições de vida em Gaza.

1 Coveiros:

Lara veiga disse...

parece muito interessante

Postar um comentário

________________________________________________________
Obrigado por visitar o nosso Cemitério...
Volte logo, haverá sempre uma tumba bem quente disponível para você...
________________________________________________________