1 de julho de 2009

Processador quântico rudimentar é criado por Cientistas

Feito é um grande passo rumo à criação do primeiro computador quântico de uso prático, mas...O que seria um processador quântico...?

Para se saber o que é um computador quântico primeiro é necessário abordar as características de uma dessas máquinas tradicionais. No computador comum, a menor unidade de informação é o Bit, que pode ter dois valores: zero – estando desligado - ou um – funcionando por completo. O diferencial na perspectiva de equivalência quântico é o Qubit (Quantum Bit), que apresenta um diferencial: pode assumir vários estados superpostos ao mesmo tempo, armazenando consequentemente maior número de informação.

Um computador quântico fica exponencialmente mais poderoso a cada “Qubit” adicionado. Pesquisadores da universidade de Yale, nos EUA, anunciaram a criação do primeiro processador quântico de estado sólido. Esse foi um importe passo que certamente um dia culminará na criação desse primeiro apetrecho na história, representando verdadeira revolução no meio tecnológico.

Agora na prática em que aspecto mais concreto está centrado toda diferenciação? Para se ter uma idéia do potencial real, estima-se que mesmo máquinas simples construídas sobre está perspectiva, possam ser capazes de romper quebrar, em questão de minutos, cifras criptográficas consideradas impenetráveis para os computadores atuais. Isso quer dizer que? Os cálculos na perspectiva atual demorariam milhares de vezes mais que o tempo de vida de seus programadores, realmente assustador!

Essa hora vem à indagação, por que estima-se que esses computadores sejam tão superiores? Os quânticos se mostram capazes deste feito por tirarem proveito da capacidade de superposição dos Qubits para testar todas as combinações possíveis ao mesmo tempo, enquanto os “pcs” de hoje tem que testar cada combinação seqüencialmente, uma a uma, incrível, certo?

"A equipe de Yale criou seu processador com dois Qubits compostos de bilhões de átomos de alumínio, agrupados de forma a funcionar como um átomo só. A chave do sucesso foi conseguir manter os Qubits estáveis por até um microssegundo, tempo suficiente para executar algoritmos simples de busca. Tentativas anteriores só mantinham tal estabilidade por um nanosegundo, insuficiente para aplicação prática. Os cientistas também criaram um “barramento quântico” que usa fótons para transmitir rapidamente informações entre os Qubits."


"Agora os pesquisadores trabalham em meios de aumentar o tempo de vida dos Qubits e modos de conectar mais deles a seu barramento. Apesar da descoberta, eles são cautelosos: “ainda estamos longe de criar um computador quântico prático, mas este é um grande passo à frente”. "


Fonte: Tecnologia IG

3 Coveiros:

Lara Veiga disse...

Nosssa

Anônimo disse...

Nosssa[2]

Anônimo disse...

nossa 3

Postar um comentário

________________________________________________________
Obrigado por visitar o nosso Cemitério...
Volte logo, haverá sempre uma tumba bem quente disponível para você...
________________________________________________________