28 de junho de 2009

"Por que não desisto”, novo livro de Juca Kfouri

Essa jê é uma notícia passada, ocorreu há alguns dias da semana passada.

Juca Kfouri se tornou ao longo dos anos um personagem até certo ponto folclórico perante a grande imprensa. Por se tratar de um grande mestre midiático esportivo, não podia deixar de abordar – mesmo atrasado –, o lançamento de seu quinto livro “Por que não desisto – futebol, dinheiro e política”.

A nova obra foi apresentada ao público na última terça-feira na sede da Livraria Cultura em plena Avenida Paulista. Durante o registro, Juca Kfouri concedeu autógrafos e escreveu dedicatórias a seus leitores, como queria estar lá pra tietar um pouco esse verdadeiro professor.

“Por que não desisto – futebol, dinheiro e política” aborda um panorama reflexivo, apresentando uma seleção de 57 artigos publicados pelo autor em meios de comunicação distintos. O livro objetiva no ato de sua elaboração, instruir os leitores a formar opinião em temas centrados ao universo do futebol, com um detalhe, fora das quatro linhas do campo. Os textos abordam, um outro lado do futebol, a participação dos agentes de jogadores e como se inserem ao meio, passando até por dirigentes que construíram a história recente do mais popular esporte nacional. Os textos foram selecionados e em seguida organizados pelo jornalista Márcio Kroehn.

Quando concebida pelo leitor, a produção interage diretamente com questão a exemplo dos benefícios de uma Copa do Mundo no Brasil. Por que o torneio mais popular entre as seleções do planeta está com os dias contatos? O que motiva o país a se interessar, com tanta dedicação, a sediar os Jogos Olímpicos? Quem é capaz de dirigir um clube de futebol com inteligência, transparência e seriedade no Brasil?

Abordando veementemente essas e outras questões, Juca Kfouri divide as respostas com o leitor. Utilizando um texto preciso e coeso, o escriba concilia a beleza do esporte dentro de seu tempo, uma mistura a conter muitos e antigos vícios, que permanecem atuais como se tivessem acontecido hoje.

Todos já devem ter percebido, trata-se de uma figura carimbada a dispensar qualquer tipo de apresentação. Atendendo a meia dúzia qualquer que não conheçam seu legado, Juca Kfouri é um jornalista paulistano. Graduado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), foi convidado quando inda estudante a trabalhar no departamento de documentação e pesquisa da revista, iniciando então sua carreira na imprensa em 1970. Nove anos depois assumia o comando da publicação, o qual permaneceu até 1995.

Kfouri também integrou os principais meios de comunicação no país, atuando como comentarista em segmentos como nas TVs Globo, Cultura, SBT e RedeTV! Atualmente é multimídia, colunista na Folha de S.Paulo, blogueiro no Uol e âncora na rádio CBN. No entanto, onde mais se destaca é como apresentador e comentarista na ESPN Brasil.

No fim – apesar de ainda não ter lido – a proposta deve ser deliciosa, não vejo outro termo nessa tabelinha que Juca Kfouri troca com seus ledores, proporcionando até certa diversão e estimulando o pensar constante.

3 Coveiros:

Edi disse...

Boa dica,
esses livros são sempre bons estarem na cabeceira... rsrs

Lara Veiga disse...

Tb quero um...

Raul disse...

òtemo

Postar um comentário

________________________________________________________
Obrigado por visitar o nosso Cemitério...
Volte logo, haverá sempre uma tumba bem quente disponível para você...
________________________________________________________