16 de junho de 2009

Batman Dead End - Perfeito!



Há dias atrás o Blog trouxe o fan film Grayson, que se baseia em uma produção sobre o Robin em forma de trailer e com baixo orçamento. Agora é a vez do "homem morcego" invadir o cemitério, não para socorrer uma vítima, mas sim para apresentar uma nova aventura, esse é “Batman Dead End”, o título do curta inclusive faz referencia ao tema do blog, certo?

Primeiro algumas definições acerca do novo gênero. O fan film é uma nova espécie de mídia que vem tomando grandes proporções se propagando com a internet. A prática é literalmente estabelecida pelo amor empregado à arte, e desenvolve focado ao trabalho de verdadeiros artistas anônimos que apenas objetivam se expressar na criação de filmes como um passatempo nada habitual, uma espécie de hobby, meramente por uma condição de satisfação, sem visar qualquer espécie de fins lucrativos.

Os fan films são oriundos das circunstancias mais variadas, desde projetos escolares, fan trailers a demais espécies de idealizações e formatos. Também variam na qualidade podendo ser desde um curta, até um longa metragem, como em alguns fan films de Star Wars – que inclusive chegam a superar em alguns pontos a matriz pensante, como ocorre nas adaptações do próprio Star Wars, durante as cenas de luta que se mostram mais bem elaboradas e criteriosas.

“Batman dead end” talvez não faça frente aos recentes Batman Begins ou The Dark Knight, o que de certo ponto é até comum por se tratarem de grandes e inteligentes produções, ainda assim não há dúvidas, esse se trata de um dos maiores subprodutos da – podemos chamar assim – franquia do Batman.

O pequeno curta precisou de meros 8 min para resgatar o legado do cavaleiro das trevas. A façanha é atribuída ao “nerd” Sandy Collora, verdadeiro especialista em efeitos visuais que trabalhou em filmes como Homens de Preto, O Corvo, Parque dos Dinossauros... O curta resgata com precisão um estereótipo de Batman sombrio, na dose certa, referendando diretamente o herói pelo segmento por onde foi fecundado, os quadrinhos. Em sua indumentária, o conjunto de metal em forma de armadura, dá lugar a um uniforme simples, tudo bem condensado em um ambiente apavorante e sombrio.

Trama

A trama é até certo ponto é simplória, Batman é acionado e passa a perseguir o coringa pelos escuros e sinistros becos de Gotham City. Durante a batalha, misteriosamente, o Coringa é arrebatado por um – preparem-se – Alien! Na seqüência, o mesmo Alien despeja seus ataques contra o morcego, que graças a um raio disparado por um Predador ... Isso mesmo um Predador, acaba escapando e ainda consegue sair ileso do laser. O fim vocês já imaginam, são meros 8 minutos , Batman está em fogo cruzado, aberta a estação de caça ao morcego! Resta saber como Batman lidará com a iminente ameaça ao planeta Terra.

Algumas ponderações, o ponto forte e grande cartada não é a história, embora nenhum elemento tenha sido esquecido, uma Gotham City mais negra do que nunca. A histeria do Coringa está explicitam, assim como o ódio de Batman pelo inimigo. Os Aliens continuam criaturas repugnantes e insanas. Os Predadores continuam com a ética e moral de caçadores alienígenas intactos.

Alguns podem achar que lá pelo meio o filme começa a ficar meio absurdo, Cale-se, relevem e se divirtam muito, hahahahahaha, referência a risada do coringa.



1 Coveiros:

Flor disse...

gostei rafaaa

Postar um comentário

________________________________________________________
Obrigado por visitar o nosso Cemitério...
Volte logo, haverá sempre uma tumba bem quente disponível para você...
________________________________________________________