24 de maio de 2009

Filmes francês e austríaco são favoritos à Palma de Ouro




"É sempre difícil tentar prever o que se passa na(s) cabeça(s) de um júri, mas não custa tentar. Se a recepção da imprensa fosse
a medida, provavelmente sairiam vencedores “Un Prophète” (Um Profeta), de
Jacques Audiard, que foi uma quase unanimidade, ou “Das Weisse Band” (O
Laço Branco), de Michael Haneke, vencedor do prêmio da crítica e bem
recebido de maneira geral."Saiu na seção último segundo do Portal Ig sobre os
favoritos à Palma de Ouro.


"Un Prophète” tem a vantagem de ser um longa-metragem que dificilmente desagradará a alguém do júri, presidido pela atriz francesa Isabelle Huppert e composto ainda pela atriz e diretora italiana Asia Argento, o cineasta turco Nuri Bilge Ceylan, o diretor americano James Gray, o escritor britânico Hanif Kureishi, o cineasta sul-coreano Lee Chang-dong, a atriz chinesa de Taiwan Qi Shu, a atriz indiana Sharmila Tagore e a atriz americana Robin Wright Penn. A desvantagem é que seria a segunda vitória consecutiva da França no Festival de Cannes – a Palma de Ouro em 2008 foi “Entre os Muros da Escola”, de Laurent Cantet."

Ainda de acordo com a matéria a produção “Das Weisse Band” pelas entrelinhas, a começar por uma particularidade, discutir a sociedade alemã no momento - imediatamente anterior - à primeira guerra mundial. Esse é um filme definido pela autora do texto Mariane Morisawa como uma filme de idéia, e filmes de idéias são - também segundo ela -, bastante valorizados em Cannes.

Inclusive na coletiva do júri no primeiro dia do festival, "...Huppert disse que eles considerariam as obras por sua estética, não só por questões políticas. Haneke já esteve cinco vezes no festival e nunca levou a Palma de Ouro – venceu apenas o prêmio do Júri Ecumênico por “Código Desconhecido” (2000), o Grande Prêmio do Júri por “A Professora de Piano” (2001), e o troféu de melhor diretor e os prêmios do Júri Ecumênico e da crítica por “Caché” (2005). Pesa contra ele o fato de ter trabalhado com Isabelle Huppert em “A Professora de Piano”, o que pode constrangê-la de dar a Palma de Ouro a Haneke". Restante da matéria completa AQUI.

0 Coveiros:

Postar um comentário

________________________________________________________
Obrigado por visitar o nosso Cemitério...
Volte logo, haverá sempre uma tumba bem quente disponível para você...
________________________________________________________