15 de janeiro de 2011

Horror, horror e mais horror

Quase 600 covas foram cavadas até agora para abrigar os mortos da tragédia na Região Serrana do RJ.

Quando penso nisso, de cara surgem algumas constatações. A primeira é que a natureza pode realmente ser muito cruel. E a segunda dialoga com a bela forma de começar o ano, porque se isso for apenas um prenúncio, estamos mesmos é...

No entanto, é bem simples para mim, acerca dos fatos, banhar-me nas águas do ceticismo, afinal, não sou eu quem está soterrado, tendo o infortúnio de ter sido enterrado vivo. Essas pessoas realmente existiram, não são meramente números ilustrativos, elementos de algum dado estatístico qualquer. E mais do que isso, os desafortunados podiam ser os nossos pais, irmãos, namorada, avós... ou qualquer outro ente querido.

Muita calma nessa hora, isso é o que diriam os mais experientes. Até porque, esse tipo de evento sempre desperta a dor, além de estimular momentos de reflexão. Pena que é utopia, imaginar que tal reflexão, poderia incidir no íntimo das autoridades competentes, evitando que outras pessoas, aquelas ainda vivas, sejam dizimadas por um mal semelhante, condenadas a iminente missão de preencher as próximas covas, nos próximos desastres.

Difícil saber o que esperar desses governantes, incapazes sequer de assumirem as suas responsabilidades. Parece até má vontade, é bem verdade, virou moda sim culpar os políticos por toda e qualquer mazela do mundo, embora impossível ignorar, a habilidade incomum que no Brasil demonstram de se destacar apenas pela incompetência aliada à completa estupidez.

Estupidez pela pura e simples incompetência de eleger prioridades diretas, sem falar no poder de equívoco diante das situações mais básicas, como planejamento e prevenção. E isso para não pensar em descaso governamental e outras ideias afins.

Certo é que a contagem de corpos contínua. E a cada encontrado, surge à cabeça um emaranhado de indagações diferentes. Quantos deles terão votado e ajudado a eleger essa gente? Cabral, Alckmin, Dilma... Será que precisamos mesmo de vocês? E a pátria amada, verde amarela, até que ponto avançou durante os oito anos daquele “grande estadista” que até recebeu por parte de alguns, a inédita alcunha de melhor presidente da história?

Anseio deter todas as respostas, portanto me dou o direito de me preservar entre mil filosofias. Restrito a padecer também desse luto, compartilhando o insossego, que talvez não seja eterno, mas que irá durar por muito tempo. Eram pessoas, homens e mulheres, brasileiros que só não perderam algo maior do que a vida, por coisas da vida, e a razão, simplesmente, nenhuma!

25 Coveiros:

Lara Veiga disse...

Onde eu assino? Perfeito!

Rafa Flori disse...

reallmente uma coisa muito triste para mais uma vez vc provar que escreve muito bem!

Dih disse...

Realmente muito bom o seu texto.. muito bem escrito um ótimo texto.. e realmente é revoltando o que esta acontecendo no rio. =/
http://projetosdeumlouco.blogspot.com/

Alysson Gustavo disse...

Você escreve maravilhosamente bem! Estou impressionado!
Muito bom o texto, também acho utopia pensar que as autoridades competentes serão atingidas por tal reflexão, afinal eles só preocupam com o aumento do salário deles.
Mas é por meio desses textos e de tantos outros que o povo começa a se ligar nestas coisas e um dia quem sabe chegue também a eles!

Abraços de mais um leitor.

Alysson Gustavo http://intelectonizando.blogspot.com/

bia santos disse...

No final, eles infelizmente tornam-se estatísticas...

E o pior de tudo é que a história de todas essas pessoas acabou...Não sobrou quase ninguém para chorar seus mortos...

Filipe Santos disse...

você escreve muito bem, parabens, muito bom o texto e o seu blog é muito bom tbm
continue assim

Annie disse...

Muito triste, lindo texto! Vc já era bom e cada vez melhora um pouco, rs

Lucas Ferreira disse...

Nossa Parabéns adorei belo texto ein :)

Anônimo disse...

Foi o melhor texto que li sobre esse assunto!

@Felip3candido disse...

Seguindo, me segue>>>

-

http://felipemarggera.blogspot.com/2011/01/10-dicas-de-como-conseguir-mais.html#comments

Garoto Identidade disse...

Blog bem interessante, Parabéns por ele. Retribue a visita http://garotoidentidade.blogspot.com

Wesley Borges disse...

E aí, tudo bem? Vi seu blog numa comunidade do orkut sobre divulgação de blogs. Se você quiser, pode enviar seu banner para o meu blog que eu colo na página principal. E entre no meu blog, escolha um banner do meu blog e cole no seu, para a gente ser parceiro de banner. O blog é este aqui:
http://diazdezumbi.blogspot.com/

Wesley Borges disse...

E aí, tudo bem? Vi seu blog numa comunidade do orkut sobre divulgação de blogs. Se você quiser, pode enviar seu banner para o meu blog que eu colo na página principal. E entre no meu blog, escolha um banner do meu blog e cole no seu, para a gente ser parceiro de banner. O blog é este aqui:
http://diazdezumbi.blogspot.com/
Bjs!

Anônimo disse...

Você escreve bem. Mas, acho que se perdeu em algumas opiniões, perdendo assim sua imparcialidade. Entretanto, compartilho a dor e a necessidade de ajuda das pessoas que ficaram para chorar por seus mortos.

minhas condolências a todos e meu desejo de força...

Anônimo disse...

excelente o texto! N tem como abordar esse aasunto sem everedar pra politica! É nessas horas que percebemos a problematica de nosso país, o qt está envolto de sujeira! O texto como disse é excelente, mas n espere que os Lulistas e Petistas de plantão aceitem isso!

Ari disse...

Essas horas a gente ve mesmo o qt o Brasil mudou com Lula e o Pt!

Raul disse...

Os problemas do pais n se resolvem só com fome zero! Excelente critica, excelente texto!

Elmo Freitas disse...

Putz... a sua forma de escrever é instigante e envolvente! Parabéns!

Sâmela disse...

Seu texto é uma forma envolvente de retratar um acontecimento tão triste que são as trajedias no rio.

Clube do Filme disse...

Na minha opinião são muitas as pessoas que precisam ser responsabilizadas, não é apenas o governo e tão pouco a natureza, a população tem grande "culpa" e digo isso por varios motivos...

Bem escrito texto!!.. Abraço e Sorte!!

Beck disse...

Parabéns velho, mandou bem de forma crítica e irrevogável.

http://bequisblog.blogspot.com

Anônimo disse...

Adorei seu texto, muito bom mesmo!

Anônimo disse...

Muito bom! Essa tragédia carioca mancha o rio com um vermelho sangue... tal qual o da bandeira do PT.

Anônimo disse...

Legal sua crítica. Porém, quem dera se esse problema ou outros fossem de responsabilidade política. Nõ apenas!
Até quando vamos nos acovardar atrás dos parlamentares? Quando o nosso dedo apontará para nós a responsabilidade de nossos atos?
Afinal, quem manda nesse país?

Anônimo disse...

esta bodega mortuária não é atualizada mais não é?

Postar um comentário

________________________________________________________
Obrigado por visitar o nosso Cemitério...
Volte logo, haverá sempre uma tumba bem quente disponível para você...
________________________________________________________