23 de maio de 2009

Trilha Sonora novela Paraíso


A trilha Sonora de Paraíso...


Meia dúzia de freqüentadores daqui do Cemitério já devem ter notado que minha preferência musical é o rock, dentro do vasto conjunto de vertentes e concepções, sobretudo quando o assunto é o puro som do AOR – logo teremos um post sobre o estilo -, mas às vezes fica meio enfadonho ouvir o que mais gosto e ai minha biblioteca musical abre espaço para reggae, MPB, pop, românticas e até forró pé de serra, axé, sertanejo e brega – espelho, espelho meu, existe um ser mais eclético do que eu? Brincadeiras a parte, finalmente a Globo lançou a trilha sonora da novela Paraíso, as várias execuções de propaganda do disco na emissora, garante a certeza de que já invadiu as prateleiras das lojas e os blogs para download. Eu não vou postar nenhum link diretamente para não incentivar – essa coisa linda que é – a pirataria, mas basta abrir o Google e conferir as opções.

Não vou negar, até tenho o costume de acompanhar novelas, mas esse não é o caso de Paraíso. Gosto das adaptações dos clássicos de Benedito Rui Barbosa, os dois remakes anteriores foram muito interessantes, Cabocla e a mais recente produção Sinhá Moça. Adaptação da novela homônima, exibida pela Rede Globo no ano de 1982, Paraíso traz uma trama interessante, apesar dos elementos serem simples, José Eleutério, o "filho do Diabo", ou simplesmente Zeca, cresceu cercado por essa lenda, causando certo tipo de medo na população. Ele volta do Rio de Janeiro depois de oito anos, onde estudou.

Maria Rita também cresceu cercada por uma lenda, completamente oposta ao "filho do Diabo", até hoje, o povo local acredita nos milagres da moça. Quem despreza essa idéia é seu pai Antero, que credita à lenda a ignorância do povo. Mariana Godói –mãe-, sonha em colocar Santinha em um convento, contra a sua vontade. Ela, na verdade, quer seguir uma vida normal como qualquer outra mulher. O resto vocês até imaginam, certo dia eles se encontram – bem na base do por acaso -, e as diferenças que o cercam serve como um impulso para o forte amor impossível que brota... Nesse remake a adaptação é de Edmara Barbosa e Edilene Barbosa, a proposta é recriar o ambiente interiorano da cidade fictícia que intitula a trama. As gravações foram locadas no estado do Mato Grosso, ambiente acolhedor para resgatar a temática rural brasileira, retratando a vida nas fazendas e abordando toda questão de preservação ambiental.


Para ajudar a construir esse cenário, Paraíso traz em sua trilha um repertório bem sertanejo, traduzindo o ambiente rural, as características próprias da região centro-oeste brasileiro, com uma rigorosa seleção de canções. Para começar, basta citar a canção de abertura “Deus e eu no Sertão”, que na voz da dupla Victor e Léo, traduz com veracidade a vida e alguns costumes do sertão, “Nunca vi ninguém, Viver tão feliz, Como eu no sertão. Perto de uma mata e de um ribeirão, Deus e eu no sertão”. Os dois ainda assinam a canção que abre a trilha sonora Nada Normal. O CD traz também uma canção que dá título à produção, “Paraíso” no inconfundível trabalho vocal de César Menotti & Fabiano. Outras ótimas canções podem ser destacadas, como “Ah, Que Deus é Esse!”, dos bons, Zé Henrique & Gabriel e "Pitangueira" de Monique Kessous, e o belo poema “Ordem Natural das Coisas” declamado por Rodrigo Sater.

O título ainda inclui sucessos como, Chitãozinho & Xororó, Zezé Di Camargo & Luciano, Leonardo,Tânia Mara, Zé Geraldo, The Originals, entre outros. E por fim não poderia deixar de destacar – para mim -, a faixa preferida do disco. “Jeito do Mato” na voz da talentosa Paula Fernandes, toca o intimo da alma, nostalgia pura, texto apurado, poesia cantante que remete a momentos de reflexão. “De onde é que vem esses olhos tão tristes? Vem da campina onde o sol se deita.Do regalo de terra que teu dorso ajeita. E dorme serena, no sereno e sonha... Do mato, do medo, da perda tristonha. Mas, que o sol resgata, arde e deleita....”, não é lindo se ler? Ainda mais belo de se ouvir!




OBS: Chegando ao fim de mais um post, para ver as letras da música basta clicar na letra logo abaixo!


2 Coveiros:

Rafa disse...

Ah qt trabalho, finalmenteee

rafafloribela disse...

Essa musica jeito do mato é linda, sei porque vc me mandou lindoo

Postar um comentário

________________________________________________________
Obrigado por visitar o nosso Cemitério...
Volte logo, haverá sempre uma tumba bem quente disponível para você...
________________________________________________________