27 de novembro de 2009

Claudinho e Buchecha e o mistério da música universal

Alguém imaginaria que o segredo da Alquimia Musical pode estar ligado a uma simples catástrofe? Aparentemente era só mais uma estatística que serviria para engrossar a verdadeira guerra travada nas estradas brasileiras. Poucos percebiam que algo sinistro cercava aquela triste tragédia, várias coisas não faziam sentido ainda. Na verdade, um dos maiores mistérios do mundo poderia ter sido revelado naquele acidente banal.

Qual a melhor forma de elucidar a verdade sobre a música universal? Assim como os alquimistas que encontraram a fórmula mágica para transformar ossos humanos em ouro, também existe a lenda de uma música, capaz de atingir de modo semelhante todas as pessoas do planeta Terra. Uma canção com poder de escravizar os pobres mortais, isso graças ao som puro e denso, uma maldição que condenaria a todos a repetir incansavelmente o seu refrão durante todo o sempre.

A maldição que envolve a obra percorre as veias de cada músico, a perfeição musical em meros três minutos. O sonho utópico tem alguns riscos, o feitiço pode se voltar contra o feiticeiro, aflorando a vaidade do artista e tornando-o escravo de sua própria maravilha, em seguida o levando ao enlouquecimento precoce.

A solução para esse fatídico enigma começou há alguns anos atrás, ao ser aventada a possibilidade de existir uma relação sincrônica entre o filme “O Mágico de Oz” de 1939 e o álbum “The Dark Side of The Moon”, da banda Pink Floyd, de 1973. Diz a história que as canções do CD casariam de forma perfeita com as cenas “do longa” estrelado por Judy Garland. A experiência pode ser comprovada por qualquer um, basta pausar o disco na primeira faixa, depois é só pôr o DVD do musical da Metro e esperar até o leão da MGM aparecer, quando rugir pela terceira vez, é só tocar o CD.

Vale ressaltar que a banda negou veementemente a idéia da sincronia. E mesmo com coincidência tão absurdamente precisa, há margem para uma indagação: por que a trupe mentiria? A conspiração é muito simples e ao contrário do que diz a mídia tacanha, Syd Barret – o fundador do Pink Floyd – não abandonou a carreira artística por enlouquecimento devido ao uso excessivo de drogas, mas sim pelos seus estudos em alquimia musical.

Especula-se que exista uma forte conspiração secreta entre os artistas. Uma espécie de seita ou maçonaria musical. O objetivo é muito claro, produzir a música perfeita. Mas antes de abordar esse assunto com maior ênfase, o leitor já deve estar se perguntando: e o Claudinho e Buchecha, em qual ponto se relacionam em toda essa história? Primeiro é imprescindível se traçar um histórico. Cláudio Rodrigues de Mattos – o Claudinho – começou a cantar com seu amigo, Claucirlei Jovêncio de Souza – o famoso Buchecha – quando ainda eram auxiliares de pedreiro, no subúrbio do Rio de Janeiro. A dupla Claudinho e Buchecha só surgiu oficialmente em 1992 e dizem as más línguas que eram os artistas mais desafinados de todo o cenário musical brasileiro e quem sabe até mundial.Para o espanto dessas mesmas línguas, três anos mais tarde a dupla ganhava um festival com o “Rap do Salgueiro”, uma gravação patrocinada por um grupo de baile funk carioca. O passo seguinte foi conquistar as rádios, com o estouro do hit “Conquista”. O primeiro disco da dupla, intitulado “A Forma” (1997) alcançou a impressionante marca de um milhão de cópias vendidas, sem esquecer também o prêmio de revelação no VMB (Vídeo Music Brasil) da MTV.

O sucesso de Claudinho e Buchecha estava garantido a prevalecer por muito tempo, até padecerem sob uma armadilha do destino. Na época que completaria 27 anos, Claudinho foi vítima de um acidente de carro, na Rodovia Presidente Dutra, em uma manhã de sábado no dia 13 de julho de 2002. Quando faleceu, o músico voltava de um show em Lorena (SP) para o Rio de Janeiro. Mas, mesmo com esse trágico fim, algo ainda não faz sentido. Como dois homens, aparentemente malucos, que dançavam do jeito mais esquisito possível e cantavam um refrão do calibre “sabe, tu-ru-ru-ru, tô louco pra tiver, oh iééésss”, conseguiram alcançar fama e o píncaro da glória no país? A não ser que estivessem em busca constante da canção perfeita, a Alquimia Musical.



Para comprovar basta notar o título do primeiro CD da dupla, “A Forma”. Ou seja, desde o início por traz daquele ritmo e das danças patéticas, eles tentavam moldar uma música com a excelência da perfeição, a dádiva que todo músico está em busca. O esforço teve suas próprias recompensas, o sucesso, fazendo com que não haja dúvidas de que estavam no caminho certo. Dessa forma, torna-se fácil especular que Claudinho, durante um momento de inspiração divina, descobriu o que era almejado por todos os artistas: a música perfeita. Daí logo se viu a cantarolar a melodia como um louco, porém, justo quando guiava seu carro. Sua inspiração não havia lhe garantido o antídoto para quebrar o feitiço, então a magia da música o dominou por completo, era impossível parar de repetir o refrão ou assoviar a canção.

Sem condições de absorver de uma vez só todo o conhecimento do mundo por completo, Claudinho acabou enlouquecendo. O destino já estava traçado, logo foi sugada toda a vida que existia dentro dele, causando a perda absolutamente do controle do carro e fazendo-o guiar para a escuridão nessa morte trágica. Inclusive a hipótese de suicídio não pode ser descartada, a última cartada para tentar fugir do pior. De qualquer modo, o segredo de Claudinho morreu com ele, estando agora perdido em algum canto escuro do infinito. A busca pela música universal continua, basta saber quem será sua próxima vítima...

21 Coveiros:

Anônimo disse...

Descordo que tenha sido suicidio , mas não ponho minha mão no fogo sobre a saude mental do claudinho, ele era estremamente determinado e essa determinação pode ter feito ele ficar meio frustado

Luciana disse...

Putz...pior que é verdades...as musicas eram esquisitas, eles eram esquisitos...mas te confesso que é mais fácil entender o sucesso deles do que do Calypso...rsrsrsrs

abs

Rafa Flori disse...

Gente n esqueam que esse texto é uma satira, rs, n levem muito a serio o que o meu amorrr escreve!

Sun Rise disse...

olha esse seu blog e perfeiro adorei,e sobre claudinho e buxexa a eu vi eles ontem na td a historia me tocou muito mesmo legal voces terem trdizdo pra ca!

Lara Veiga disse...

Pegou carona no programa em? Texto magnifico, para mim são genios da musica

Cleiton Alves disse...

Pois é..acho que claudinho era meio perturbado,com toda essa história de musica...isso deve ter acabado afetando ele de alguma maneira.

Cleiton Alves
http://pontofinaloblog.blogspot.com/

Ingo disse...

eu gostava deles.
achava as musicas legais.

Antônio Marlos disse...

Pois é. Os dois juntos fizeram o Brasil levantar! Muito massa teu blog! Eu relacionei muito a postagem com o programa de ontem! Ficou muito legal.Parabéns!

-
http://blogdotoiim.blogspot.com/

Kaoru Photo Art™ disse...

texto muito bom... curti muitooo..
esse historia de alquimia da musicaaa

com certeza ainda vai trazer mais polemicas mais nos... meros imortais q vao apenas viver comentando nos blogs historias tipicas como essaa.. =DD

abraçaooo to seguindo aqui...

kaoru
http://kaoruphotoart.blogspot.com/

Raul disse...

Poxa muito foda... Gostei do texto kra, muito bom mesmo!

Nina disse...

o foda é saber que foram realmentes relevantes na musica brasileira.. haha

Anônimo disse...

Genios, se duvida alguma

Anônimo disse...

Muito bom texto brou

Fábio Flora disse...

Estória macabra e inverossímil! Conta outra (que a gente gosta)! Abraços e sucesso com o blog!

Rafa disse...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Anônimo disse...

Do caralho e muito louco mesmo viu

Cleber disse...

Eu gostava da musica deles ^^

www.archersys.com.br

Anônimo disse...

genios...

Charlie disse...

bom.. suicidio.. é.. esperamos que não né D:

mas duvido que seja, mesmo assim.. nada a afirmar...

bom, o fato é que de um jeito ou de outro, eles são lembrados até hoje.. até com mais respeito doque mtas bandinhas por ae D:

e sei lá, romantismo com esse estilo de musica.. eles eram poeticos de mais até ><

~~
http://alumiina.blogspot.com/

Andrei Vinicius Morais disse...

Adorava na época, o fim é triste, mas faz parte "(

WebMaster Desenvolvimentos Wi-Fi disse...

mais eu acho que não tem nexo essa sua história pois ninguém sabe,nem pode prever ou jugar o destino de uma pessoa, pois só um pode e esse é o senhor Jesus Cristo pois ele é o unico que venceu, pois morreu e ressucitou e tomou das maos de satanas a chave da morte, então não fale o que você não tem certeza pois o que você fala pode voltar para você, procura ler a palavra de Deus na Biblia Sagrada no livro de Isaias e Mateus e veja a verdade á palavra de Deus falando contigo.

Postar um comentário

________________________________________________________
Obrigado por visitar o nosso Cemitério...
Volte logo, haverá sempre uma tumba bem quente disponível para você...
________________________________________________________