23 de junho de 2009

Charlie Brown completa 60 anos

Antes de tudo é importante ressaltar, esse post não é sobre a banda santista de rock Charlie Brown Jr. É possível que a maioria dos leitores aqui sepultada nunca tenha ouvido falar das aventuras e desventuras de Snoopy, Charlie Brown, Sally, Linus, Lucy, Schroeder e outras criações de Charles M. Schulz. O desenho oriundo dos quadrinhos narra a relação do cãozinho mais carismático do mundo e seu dono que se destaca pelo romantismo e toda insegurança que o cerca. Essa é a trajetória de Snoopy e Charlie Brown que irá completar seu primeiro sexagenário em outubro.

Talvez alguns se perguntem o interesse social a cerca dos 60 anos de uma obra que hoje beira o esquecimento e quase o completo anonimato. A resposta está nas entrelinhas, contida na própria série, que emocionou uma geração com personagens até certo ponto simplórios, sem hoje os tradicionais atributos como a violência em meio a personagens exibindo super poderes, na série a ferocidade é igual a zero, em uma época que outros recursos eram utilizados para atrair a garotada.

Nas livrarias, os personagens de Charles Schulz são conhecidos como Peanuts e em certas regiões do mundo ainda atraem admiradores, nunca saindo de moda. Esse sucesso sustentado em todo mundo pela mesma formula, o carisma dos personagens exibidos em doses de filosofia e humanismo. O azar de Charlie Brown, o cobertorzinho do Linus e o mau humor de Lucy se tornaram referências do mundo pop.

As homenagens referenciais devem começar com o lançamento de uma antologia com todas as tirinhas do Snoopy, cerca de quase 200 mil. E a Warner irá remasterizar os desenhos para lançar em DVD. No Brasil, os direitos de exibição dos desenhos do Snoopy foram comprados pela Record.

A empresa United Media - responsável pelo licenciamento da marca-, tem estimativa de sucesso nessa nova iniciativa, isso embasado pelas tirinhas do Snoopy, publicadas em mais de dois mil jornais em 75 países e possuem, em média, 330 milhões de leitores diários. Só no Brasil, são 20 marcas licenciadas e cerca mil itens. A marca fatura no País cerca de US$ 60 milhões.

Resta aguardar, as comemorações já começaram e devem terminar apenas em março do ano que vem, com a montagem da versão brasileira do espetáculo "You’re a Good Man, Charlie Brown", no Brasil possivelmente traduzido como "Você é um bom amigo, Charlie Brown".


1 Coveiros:

Marcelo disse...

Sou o irmão da Flor, amava esse desenho de todo coração

Postar um comentário

________________________________________________________
Obrigado por visitar o nosso Cemitério...
Volte logo, haverá sempre uma tumba bem quente disponível para você...
________________________________________________________