30 de maio de 2009

Mordida também é notícia?

Em toda atividade profissional tem sempre aquelas historrinhas, aquele tipo de parábola fabulosa criada meio que para expressar as características ou mesmo a importância daquela profissão e no jornalismo não haveria de ser diferente, basta ver pela história do “remordimento” entre homem e cachorro, estranho em?



Ser atacado por um cão, além de desagradável para a vítima - os carteiros que vos digam - pode ser alvo para notícia e mais do que isso, chega ao ponto de se transformar em estudo na formação jornalística de um estudante. Esse é o velho e já conhecido ditado: “Se um cachorro morde o homem não é notícia. Notícia é quando um homem morde o cachorro”. Um indivíduo atacar um canino, certamente, é um fato que foge do estereótipo humano. Uma ótima deixa para o jornalismo que trata, em sua essência natural, de acontecimentos ligados a cunho coletivo, de interesse social. Por mais estranho e curioso que se possa ser, os bastidores dessa mordedura entre homem e animal, é importante salientar que tudo se resume a um fato isolado.



Seguindo essa temática, é óbvio que se torna mais fácil – e importante - abordar os motivos que levaram um sujeito a morder um canino, já que ao contrário não se pode extrair nenhuma informação do animal. Apenas se poderia remontar o cenário, usando dos recursos da descrição, baseada na visão da vítima - o homem - ou de algum transeunte qualquer.

Mesmo assim, para toda regra deve existir uma ou várias exceções. Vamos imaginar um conhecido político, que por sua vez detem um cargo público. Caso esse venha a sofrer uma mordida por parte de um cachorro qualquer, e não conseguir encobrir o caso da imprensa, o fato seria de maior interesse popular (mesmo tendo ligação ao jornalismo anedótico). No dia seguinte, o ocorrido será comentado pela massa social. Alguns vão atestar em defesa do político, exigindo talvez, até o sacrifício do animal, na alegação dele representar aparente perigo a comunidade. Enquanto isso, para os opositores, o fato pode servir como motivo para se fazer chacota contra o político. Não vai ser difícil coletarmos declarações do gênero “A popularidade dele anda tão em baixa que nem a cachorrada consegue agradar”.

No fim, constamos que ambas situações podem vir a ser notícia, ficando a mercê, lógico, do enredo e suas personagens. Só acrescentando a supremacia de um dia acompanharmos um “famoso” ou mesmo um político, pego em flagrante, mordendo um cachorro. Caso algum dia o caso proceda, por que não acreditar em passarinho verde ou elefante cor de rosa? Afinal ambos podem vir, algum dia a se tornar notícia.


Adicionar imagem

Continue...

29 de maio de 2009

Insânia


Insânia

Você não faz idéia
O que você é para mim
Você não faz a menor idéia
O que você faz em mim...

Tudo de lindo que você é
Tudo que eu queria ser...
E você não acredita...
No seu jeito ....seu jeito...que tanto adoro....

Quatro horas da manhã
Lua que não vejo há muitas noites
Sentimento que não tenho há muitas luas
Por falta de palavras mais simples...te amo

Simplesmente....

Te amo em cada detalhe...
Suas palavras...sua inteligência...
Suas idéias...nossas idéias...
Nossos ideais...não os deixe morrer...nunca...

Confio em você
Não veja isso como um fardo pesado...
Mas você é alguém que confio para o futuro....muito
Porque? Você é luz...na incerteza...em tudo...nas minhas idéias....

Você é forte...como o sol...
Inesquecível...como a paz...
Intolerável às vezes....como a felicidade
essencial sempre....como o amor

...que fazemos....
A cada toque que excita....
A cada beijo que nos conduz...suavemente

...até um instante infinito...

Que seguro forte e domino...

em sua cintura...em seus cabelos...

...Instinto de base...animal...

que nos leva juntos ao paraíso e descansa nos braços...suados

com um beijo suave...e o coração feliz

Eu te amo...

Palavras complicadas...difíceis...
Palavras que evitamos...muito...há tanto
Mentes que se orgulham..
Corações que sentem...na distância

E Nunca esqueça...
Não importa o que aconteça...
Não importa o tempo....
Eu estarei...sempre....com você.

Você é sempre especial pra mim.....
Você nem imagina quanto
Mesmo as vírgulas de suas palavras...serão insanas?
Pra mim...dentro de mim...são lindas

Vejo você a cada instante..em todo lugar
Sinto seu pulso...sua força...
Seu amor...
Que encontro e desenho em cada uma dessas estrelas

Cada parte de você nunca passa
Não fale do que você não é
Fale do que você é....
pra mim...fale de Tudo...

Fale da sua beleza
Do seu sorriso
Que essa Lua me lembra em detalhes
Que torna difícil e embaçado escrever....

Fale da pessoa...
Fale da imagem...linda...
Das nossas peles que se confundem
Dos olhos que me acalmam...como um oásis de mel...

Fale de você...
Fale de nós...por favor...
Fale de cada instante...que sinto tanta falta
Fale....simplesmente...cadê sua voz?...

Porque...haja o que houver....

...nós...
E só nós dois sabemos...
O que realmente existe por trás dessa Lua...
Por trás dessas palavras...

Porque nós...e só nós...
Sabemos da imagem e da saudade de cada instante
De cada suspiro...
De cada palavra....
De cada momento...
De cada beijo...

Saudade do gosto do seu beijo....

Volta no vento...por favor...
Porque...

Eu sei quem és...prá mim...

A vida!






Continue...

Cidade de Deus, ou abrigo de miseráveis?

Poucos podem imaginar, mas uma canção que hoje poucos se recordam, abordou muito bem o cenário exibido por um dos filmes de maior sucesso e relevância no país



Antes do lançamento do filme “Cidade de Deus” a população – com exceção daqueles que já residiam no Rio de Janeiro - conhecia o local apenas pelo trabalho jornalístico da imprensa em geral, que exibia a cada edição, fortes cenas de violência e terror. Já uma outra pequena parte, foi apresentada a comunidade através de um outro meio, que por sinal possui características bastante incomuns a imprensa. Embora não lhe possa ser atribuído o título de vertente informativa, a música pode ser um veículo mais poderoso que rádio e tevê. Isso porque se aloja na mente do ouvinte e assim leva as pessoas a realizarem um automático processo de reflexão.

E foi dentro dessa perspectiva ideológica que foram criados os versos da canção “Rap da Cidade de Deus”, composta pelos funks MC Cidinho e MC Doca. A música faz parte do repertório do álbum “Rap Brasil 2”, lançado em todo país no ano de 1995. Nesse trabalho, a dupla de letristas além de abordar a violência sofrida pelos habitantes do local, aponta um pouco das maravilhas a qual poderia se conviver e encontrar na comunidade. E quem diria que sete anos mais tarde, os problemas mencionados pela música ganhariam forma, sendo ainda aprofundados em uma das obras de maior relevância do cinema nacional, no retrato dos problemas sociais vividos nas favelas do país.



Baseado no romance homônimo de Fernando Lins, “Cidade de Deus", lançado em 2002, demorou cerca de quatro anos e meio para ser finalizado. Isso desde a produção do eficiente roteiro que elaborado por Bráulio Montavini, facilmente prende atenção do expectador, até a seleção de atores realizada pela co-diretora Kátia Lund e enfim as filmagens, quando entrou em cena a figura do diretor Fernando Lins.

A verdadeira Cidade de Deus nasceu de uma ação do Governo do Estado do Rio de Janeiro na década de 60, para transferir os moradores da favela da Praia do Pinto no Leblon - bairro nobre da cidade. O projeto visava transferir apenas esses moradores da comunidade, até que uma forte chuva deixou várias famílias desabrigadas, levando a comunidade então a proteger também esses flagelados.

No filme de Fernando Lins, a trama decorre sob o ponto de vista de Buscapé, menino pobre da favela que acalentava o sonho de ser fotógrafo. Paralelo a isso é narrada a história de Nadinho, que no período de infância desejava vir a ser o homem mais poderoso do pedaço. Passados alguns anos, Nadinho tornou-se Zé Pequeno, conseguiu não só ser o homem mais poderoso, como também o bandido mais temido em toda a comunidade, tomando para si vários pontos de venda de drogas. Enquanto Buscapé usava suas economias para poder comprar uma máquina, mantendo ainda vivo o sonho de ser um grande fotógrafo.



Com uma excelente linguagem narrativa, a fotografia do filme possui uma curiosa montagem, tendo como destaque à cronologia que em determinadas passagens decorre de forma alternada. O resultado foi uma produção fiel aos acontecimentos, com um leve toque de ficção, em conjunto a intensos conflitos psicológicos e repletos de depoimentos. Sendo que essas declarações são apresentadas durante a seqüência do filme, sejam de pessoas sucintas ou dos verdadeiros protagonistas da violência. Não que a obra caísse em contradição, mas a autenticidade prima por diferentes pontos de vista, lados opostos se for possível.

Diante de tamanha genialidade, cabe apenas que passados alguns anos, não se deixe à produção cair na mediocridade. A causa deve ser abordada, seja com as imagens, o som de fundo e os roteiros da sétima arte. Ou as melodias como a de MC Cidinho e MC Doca, em conjunto a versos - ricos ou pobres pouco importa - mas que retratem a situação vivida no país. Sem esquecer também do poder narrativo de grandes romancistas, capazes de elaborar uma trama, atribuindo a mesma, problemas sociais sofridos pela população. O início é assim, as mudanças tendem a surgir algum dia, afinal o processo decorre em longo prazo. Só não pode parar e se satisfazer com à situação. Já que por mais que o discurso pareça utópico, ainda existe uma segunda opção, como assistir “Cidade de Deus” daqui a 30 anos, ver como a produção permanece atualizada, rir de todos os problemas, aceitá-los pacificamente, pois esse de fato é o país do descaso, possuidor de verdades que assombram, dentro de toda uma estupidez humana que tende destruir gradativamente a sociedade.



Continue...

Apple fabricando console próprio para jogos

Não há qualquer dúvida que o iPhone é uma verdadeira dádiva tecnológica, tamanha a sua aceitação no mercado e principalmente pelo modo como se tornou um objeto que desperta desejo nos mais diversos tipos de consumidores. Entre todas as perspectivas do aparelho, ainda se destaca em outro ramo, jogos eletrônicos, e isso vem fazendo o Super Steve Jobs a repensar esse mercado. Como mostra a matéria a seguir publicada na integra veiculada na seção Arena Turbo do IG.



O entusiasmo de quem observa o sucesso do iPhone para jogos como uma oportunidade para a Apple entrar no ramo de consoles é compartilhado pelo CEO da Ubisoft, Yves Guillemot, que previu o próximo passo para a companhia de Steve Jobs em uma conferência para acionistas.

"Há um novo entrante no negócio. É a Apple, com o iPhone. E eu não acho que eles vão parar por ai", disse o CEO, que ainda comentou sobre a expansão deste mercado a partir de set-top-boxes comuns que ficam junto da TV na sala (como as caixinhas de TV a cabo). Para Guillemot, a tendência é ver caixas mais poderosas e com capacidade de rodar jogos, inclusive usando interfaces inovadoras no estilo do Wiimote.

O CEO também revelou que a Ubisoft já está antecipando a nova geração de consoles. "Não podemos dar uma data mas pelo que vemos há muita energia para melhorar os consoles. Já estamos trabalhando em alguns elementos que vão aparecer na nova geração", comentou.

Continue...

28 de maio de 2009

Apartamento vira nave de Jornada nas Estrelas

O que aconteceria se alguém de tão “fã” de uma série ou determinada produção cinematográfica, resolvesse digamos decorar a sua casa com o cenário perfeitamente semelhante ao habitat do personagem? Meio estranho de entender né? Seria a mesma coisa que eu fã de paladinos como Batman e Super-Homem quisesse montar em casa uma réplica da “bat caverna” ou da “fortaleza da solidão”, interessante e no mínimo curioso, certo? E olha que isso realmente aconteceu, e o alvo foi a USS Voyager do filme Jornada nas Estrelas.

Tony Alleyne é um homem como muitos outros, morador de Hinckley como tanta, no condado de Leicestershire como tantas também. Poderia – a principio - parecer um indivíduo de poucos atributos, se não existe uma particularidade e que tamanha distinção, o que difere o britânico dos demais é sua paixão – um pouco insana e até certo ponto exacerbada - por ficção científica. Tanto que equipou seu apartamento de menos de 200 metros quadrados com luzes que são ativadas pela voz, painéis sensíveis ao toque e ar condicionado. As obras duraram cerca de 5 anos e foram finalizadas em 2004.

Em matéria publicada no site da BBC Brasil – agora ninguém pode dizer que só posto textos do Último Segundo -, o britânico que trabalhava como DJ profissional perdeu seu emprego em 1994. Como não possuía formação universitária, o mercado se fechou, parece que não abriam possibilidades, foi quando veio a idéia de investir naquilo que de fato mais gostava, a grande verdadeira e maior paixão... Claro que estamos falando de ficção científica.

De acordo com o artista, seu trabalho é uma soma de concepções. "Eu combinei meu amor por ficção científica à única disciplina que eu gostava na escola, que era arte e artesanato", afirmou, acrescentando ter construído ele próprio todos os móveis do apartamento futurístico.

A experiência rendeu frutos e inspirou o britânico a criar sua empresa de design de interiores, a 24th Century Interior Design. "Agora eu gostaria de embarcar em um novo projeto de ficção científica. Com base nos emails que recebo de gente do mundo todo tenho certeza de que há pessoas que também adorariam viver a experiência".

Poxa e eu que achava que fosse brasileiro, povo criativo que sempre dá um “gertinho” para driblar o desemprego. Viva esse elemento, uma condição que pode ser chamada de talento e criatividade.

Fonte: BBC Brasil

Continue...

O segredo de 20 anos


Aposentada é interrogada por manter corpo da mãe no freezer por 20 anos

Às vezes eu me pego a pensar que nada mais me surpreende, e que definitivamente já vi de tudo nessa vida! É incrível que isso sempre acaba por se tornar uma pretensão imensa de minha parte, quando a gente sempre pensa que viu de tudo, eis que surge das sombras um fato que acaba por simplesmente...Calar a nossa boca, agora vejo, ainda tenho muito a ver – me espantar – nessa jornada.

Parece bem coisa de cinema, algum filme de terror desses bem trash e tosco que tanto amo! Uma pessoa manter o corpo de outra guardada e congelada durante anos,choca ou não? Sendo o mesmo autor ou não do crime, sinceramente é uma perspectiva tão absurda quanto engraçada. Então vamos deixar de embromação e ir logo ao fato, antes só lembrando que essa matéria eu vi na seção “Último Segundo” do IG, mas que fase do IG em? Uma aposentada de Londres manteve o corpo mãe escondido por 20 anos, criando um verdadeiro cemitério gótico clandestino, informou hoje o vespertino "Evening Standard". Existem suspeita de que o ato se justifica para que não descobrissem que viveu a vida inteira de forma ilegal no país.

É o que também acha seus vizinhos, atestando que a mãe de Daulat Irani, 83 anos e que não teve nacionalidade divulgada, morreu de causas naturais e que a filha colocou o cadáver dela num saco de lixo e depois introduziu-o no freezer que tinha na garagem de casa.

"Ela é uma mulher muito reservada. Gosta muito de limpeza e mantém seu jardim em excelente estado. Levei um susto quando a polícia veio e me contou o ocorrido", disse uma vizinha à publicação.
Com base no depoimento dos moradores da região, a polícia deduziu que o corpo encontrado estava há mais de 20 anos no freezer."Acho que tudo está relacionado à imigração, porque a mãe era ilegal e não queriam que ninguém soubesse", acrescentou a vizinha ao "Evening Standard".

Segundo a publicação, depois de muito tempo, Irani contou seu segredo a uma amiga, que avisou a polícia.

Até agora a informação oficial da polícia é que depois da descoberta do corpo uma mulher de 83 anos havia sido interrogada, mas não detida. Isso sim viraria um bom filme!



Continue...

27 de maio de 2009

Volkswagen Fox pegando fogo


Caramba, caramba, as minhas caminhadas estão se tornando cada vez mais sinistras. Eis que hoje já muito próximo de casa vejo uma rua bloqueada por vários carros do corpo de bombeiro. Tive vontade de tomar outro caminho e ir embora, mais algo – imensa curiosidade – não deixou, curiosidade essa que sequer me permitiu chegar ao local para ver o acontecido pessoalmente, minha ânsia foi tamanha que me vi a abordar pessoas que vinham em sentido contrário, ou seja, que passaram pelo local para jornalisticamente falando, colher as primeiras informações do caso.

No caminho eu já vinha pensando, que maldito carro da Fiat (Fui Idiota por Adquirir essa Tranqueira) casou toda essa avaria, tinha de ser um “Feat”. Até estar bem próximo do “cenário do crime” e para minha dor e total desgosto constatar, tratava-se de Volks. Pela primeira vez eu via um Volks queimar, padecendo até a morte e logo eu tinha de ver isso, amante incondicional da marca, profundo admirador dos seus carros. Mundo malédito e cruel, muito cruel.

A trama dessa história foi mais ou menos assim, o dono parou o carro no estacionamento de uma rede bancária, procurando desses cashs 24 horas. Depois de levar um tempo fazendo pagamentos e tentando sacar dinheiro, eis que logo quando termina, o celular toca, algum conhecido ou amigo distante e ficaram conversando, o homem se manteve ali dentro da agência por quase 30 minutos. A conversa duraria mais, caso o sujeito não estranhasse certo movimento logo à frente, nossa justo onde está o seu carro e que maldito cheiro de queimado é esse? E correu desesperadamente, quando logo constatou que era seu carro. Cerca de oito pessoas lutaram para conter o fogo, que só foi apagado pelos bombeiros logo quando chegaram.

A foto acima é meramente ilustrativa, infelizmente estava sem celular e não pude fazer uns registros, realmente é uma pena, queria essas fotos de lembrança. Quanto ao carro, sobrou muito pouco, nem sei se o ferro velho vai querer. E quanto ao dono, até que para o grau do acontecido, não ficou muito abatido, pudera também o carro deve estar assegurado, nesse caso – se tratando do meu -, tinha mais motivos para rir do que... O corpo de bombeiros acredita que a causa do acidente está atrelada a parte elétrica, já que o dono admitiu que na manha que procedeu o acidente fez manutenção em travas e alarmes. Essa história vai rolar em?

Apesar do susto ainda sou fã da Volks e viva os motores AP!


Continue...

26 de maio de 2009

Uma voz na escuridão!

Acabei de ver na seção "minha notícia" do IG uma invenção muito interessante e que pode ajudar muito os deficientes visuais. De acordo com a matéria, o site Register Hardware, a empresa americana iVisit desenvolveu para celulares o software SeeScan, que tem a capacidade de reconhecer objetos e depois descrevê-los em voz alta.

O processo de identificação é até simples, funcionando através de comparação de objetos, o programa analisa as imagens que possui inserida em sua “biblioteca de objetos” com aquelas obtidas pela câmera do celular. Ainda existirá por parte do usuário a possibilidade de evolução do acervo, já que as imagens podem ser constantemente atualizadas.

Até o fim de 2009, uma versão beta do aplicativo deverá estar disponível. No início, apenas para aparelhos móveis que utilizam a plataforma Windows Móbile. Depois, estão previstas versões para iPhone e Symbian.

Fonte: "minha notícia"

Continue...

Tocaia de AMOR




Tocaia de AMOR

Amor sensação estranha
Que mexe com as entranhas
Que tem a força tamanha
A força que move montanhas
Amor adaga afiada
Que corta sem dizer nada
Que não se explica em palavras
É sede que não se acaba...
E Se chegar, vai entrar, invadir
Possuir, faz chorar, faz sorrir, faz vencer
É sucuri, que se arrasta e seduz
Que atrai, não se sai
De tocaia de amor não se sai
Amor é sorte na vida
É morte pra quem sofreu
Nem tudo que brilha é ouro
Nem é como a gente quer


Continue...

Mistério sobre novo vilão Homem Aranha 4

Todo mundo já sabe, está mais do que divulgado que a quarta seqüência do filme Homem aranha 4 já é uma realidade mas, os detalhes da produção continuam seguindo em absoluto mistério.

Acabei de ler no UOL que o diretor Sam Raimi que dirigia a trilogia reagiu de modo ambíguo quando questionado sobre a possibilidade de um vampiro ser o vilão do quarto filme da série, com estréia prevista para maio de 2011. O assunto foi abordado, durante entrevista ao site Fearnet, quando perguntado se o personagem poderia integrar a trama, Raimi demonstrou certa ironia perante a possibilidade "O quê? Eu não sei nada sobre isso", afirmou, sorrindo em seguida.

Ainda assim o autor confessou que vampiros costumam se destacar como ótimos vilões e acabou se mostrando admirador em relação à mitologia que existe em volta dessas criaturas. "Eles podem ser muito sexy. A forma com que eles atacam é muito sensual."

O texto do UOL traz que a reação do diretor de "Homem-Aranha 4" remete a Morbius, um dos inimigos do alter ego de Peter Parker. Bioquímico vencedor do prêmio Nobel que tenta se curar de uma rara doença sanguínea por meio de um tratamento com morcegos, ele acaba por adquirir os poderes e a sede de sangue dos vampiros.”

O vilão apareceu pela primeira vez na revista "The Amazing Spider-Man" número 101, em outubro de 1971.As chances de Morbius como vilão aumentam graças à parceria do personagem com outro inimigo bem cotado do Homem-Aranha, o Lagarto. A expectativa de que o vilão réptil tenha um papel significativo na série existe desde a aparição do professor Curt Connors, personalidade humana do monstro, em "Homem-Aranha 2", na pele do ator Dylan Baker.

Segundo o site "Deadline Hollywood Daily", em setembro de 2008 Sam Raimi e o ator Tobey Maguire, que interpretou o heroi nos três primeiros filmes, foram confirmados em mais duas sequências da série. A ideia dos produtores da Columbia Pictures é filmar "Homem-Aranha" 4 e 5 ao mesmo tempo, a partir do início de 2010.


Continue...

Suspensão de cotas em universidades públicas no Rio

Um pouco sobre cotas, esse é um assunto polêmico e para ser sincero nunca fui adepto a tal medida. Não se pode combater um “mal” com o mesmo “mal”, a proposta é tão redundante quanto esse trecho, para mim não existe nada mais desigual do que cotas. Apesar de não julgar a medida como 100% maléfica, acho até que tem certo valor, mas completamente paliativa, principalmente quando se fala em educação, é mais fácil implantá-las a realmente melhorar a qualidade do ensino público no país. E agora que virou moda essa onda de cotas, vem sendo veiculado em toda imprensa um fato que muito me agradou, o Tribunal de Justiça (TJ) do Rio de Janeiro suspendeu nessa segunda feira (25) a lei que prevê que prevê o sistema de cotas para o ingresso de estudantes carentes nas universidades públicas estaduais.

De acordo com a matéria "TJ-RJ suspende cotas em universidades públicas", na seção Último Segundo do Portal IG, a ação contra as cotas para negros e estudantes de escolas públicas foi proposta pelo deputado estadual Flávio Bolsonaro (PP), que entrou na Justiça com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN). O deputado, que também é advogado, defendeu a ação no plenário do Órgão Especial.


Em entrevista na seção de educação do UOL, o deputado atesta que para ele, a lei é demagógica, discriminatória e não atinge seus objetivos. "O preconceito existe, não tem como negar, mas a lei provoca um acirramento da discriminação na sociedade. Até quando o critério cor da pele vai continuar prevalecendo? A ditadura do politicamente correto impede que o Legislativo discuta a questão", disse ele, durante sua defesa. A lei estadual tem o objetivo de garantir vagas a negros, indígenas, alunos da rede pública de ensino, pessoas portadoras de deficiência, filhos de policiais civis e militares, bombeiros militares e inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço.

A Lei estadual 5.346, do ano de 2008, pretende garantir vagas para negros, indígenas, alunos da rede pública de ensino, pessoas portadoras de deficiência, filhos de policiais civis e militares, bombeiros militares e inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço. Segundo Bolsonaro, no entanto, a lei é discriminatória e não atinge seus objetivos.

Espero de todo coração que devagar isso tudo vá acabando, eu realmente não consigo concordar com isso! Cotas justas, na minha opinião só se for para deficientes!

Fontes: Último Segundo, G1 notícias e Uol Educação


Continue...

25 de maio de 2009

Almas Retalhadas

Almas Retalhadas


A idéia de um poema
Em meio a almas despedaçadas
Uma Noite que se apresenta como dia
Dentro de um dia envolto a completa escuridão
O cenário perfeito para a armadilha
A armadilha de te amar
Garras retalhadoras

E estão a maquinar todas as almas
Nas palmas dessa insânia desandria
Nessa Loucura tingida pelo insenso
O refrão a tediar qualquer pensamento
Estando todos a habitar:
No profundo poço das almas perdido e sem alento
No vazio do espaço perdido como a fagulha da imensidão
São apenas garras retalhadoras de almas

Continue...

Nos heróis...Somos assim mesmos...Por que vovó?

NÃO ATIREM! POR FAVOR EU CONFESSO... Não era mesmo esse o “defunto” que planejava postar – essa noite – no Cemitério das Palavras Perdidas. Motivos externos me obrigam a dar seqüência a “SeNTia qUe Lá VeM a EsTÓRRRia”, tem fatos que chegam e mudam tudo, para isso acontecer basta principalmente estar vivo e apenas sair um pouco de casa, hehehe.

Depois de completar fielmente o trajeto máximo de minha atividade corriqueira, pensei em passar no mercado logo em frente para comprar alguma coisa – light – para comer. Logo na saída do edifício, uma senhora me pergunta onde fica outro supermercado – nesse caso o concorrente -,literalmente situado ao lado de onde moro. Gentilmente indiquei com o dedo o local, mas ela não se deu por satisfeita, queria mais, pediu que acompanhasse naqueles poucos metros, alegando estar completamente perdida!

Apesar de cansado e morto de fome, resolvi atender, não custava nada, infelizmente, justo logo no momento que estava repleto de fome, sujo e bastante cansado? Além do espírito fraternal que brota nos corações, ajudou também a simpatia que de imediato nutri por aquela senhora, de estatura muito baixa, talvez nem chegasse a ter 1.60, recordo bem, sua cabeça nem chegava a altura de meus ombros e olha que nem sou tão grande assim. O "look" despertava atenção, vestida com roupas muito grossas, parecia temer o frio e sua dicção denunciava se tratar de uma mulher bem nordestina, oriunda de algum interior qualquer.

Logo chegamos até a entrada do local, foi quando descobri, não estava a procura da loja, na verdade o utilizava como ponto referencial.“Meu filho, estou procurando a casa da minha filha, que fica muito próximo de um mercado novo aqui na região. Por favor me ajude estou completamente perdida”, disse. “Ahhh como eu sofro”, logo pensei. Como sabia que teríamos de caminhar um pouco – aquela altura, metros para mim equivaliam a quilômetros -, resolvi ajudá-la com os pertences que carregava, eram dois, o primeiro, uma sacola plástica que continha uma caixa de isopor - DioUs sabe lá o que havia dentro. A mim incumbiu o segundo, uma bolsa enorme, dessas mochilas comuns de se guardar roupa, incomum pelo peso, quando a ergui, juro solenemente, quase a derrubei no chão. Até tive “pena”, apesar de não gostar de nutrir esse sentimento por ninguém, aquela pobre senhora, em sua idade, não devia ser exposta a locomover uma trouxa tão pesada, e ainda perdida, começa a ficar claro o motivo de sua aflição.

Depois de acompanhá-la pelas redondezas, em busca do “suntuoso palácio real” que haveria de abrigar sua filha, confidencio-lhes, encontramos de tudo, menos o tal “castelo” e olha que passamos por vários edifícios, por aqui onde moro tem mais condomínios do que pessoas para morar neles. Eu, se antes cansado, agora me encontrava deveras exausto, precisando de água para ingerir e me banhar, não sabia aquela altura o que mais incomodava, fome, sede ou fadiga. Quanto a uma “fuga”, aquilo se tornou um mistério que minha curiosa vaidade infame agora queria revelar, esse acontecido culminaria tardiamente em um novíssimo causo para postar aqui no Cemitério, para isso bastaria ir até o fim, somente me faltavam forças.

“Senhora, seja mais exata, onde ao certo mora a sua filha”, poxa vovó dá uma luz aí, please. “Ela mora perto desse novo supermercado, só que na época era bem menor, acho que reformaram durante o período que estive fora. Lembro também de um grande jardim na frente, uma praça se não me falha a memória, levava muito minha neta para brincar lá. Tinha ainda ao lado do edifício uma locadora”, foi aí que matei a charada! Esqueci de mencionar, além dos condomínios, essa região também é repleta dos chamados “mercadinhos”, três no total, em um raio de poucos metros e uma particularidade, dois desses pertencem à mesma franquia, ficando a menos de 300m um do outro. A senhora foi incapaz de perceber que aquela era outra construção. Foi mais simples equivocadamente pensar que a loja foi ampliada, inclusive também demonstrava não enxergar muito bem, somada ainda a questão do nervosismo, e um fato único, é um tanto absurdo se imaginar a inauguração de dois empreendimentos iguais em localidades tão próximas, diferenciando-se apenas no porte físico.

A proposta aqui não é análise mercadológica, depois da revelação, nossa jornada se tornou mais simples, não seria mais preciso caminhar por várias léguas, enfrentando leões, abismos, perigosas florestas e tantas coisas mais. Dando seqüência, chegamos ao ponto certo, ou o mercado certo – RS –, não houve dificuldade em reconhecer a loja. Seguindo viagem, o desafio agora, achar a locadora, também não foi muito difícil encontrar, finalmente a boa mãe a casa retorna, para o colo da filha amada, antes apenas caminhamos mais um pouco, a senhora contava as horas, quanto a mim o martírio maior envolto em forma de um castigo divino, no fim também sobrevivi, foi compensador, aquela senhora está sã e salva, pode passar a noite ao lado da filha, netos e genro – será que é uma sogra malvada?

Final feliz! Posso terminar o texto, apesar de uma súbita impressão, vocês devem estar pensando, falta algo a esse relato. Não posso culpá-los, também me vejo envolto a semelhante conjunto de noções. Agora poderiam me ajudar, talvez falte em torno dessa história, estabelecer algum tipo de conflito a trama, realmente é necessário inserir uma nova cartada, algum tipo de novo elemento. Essa é uma sensação e se confirma aqui, uma vez que aqui, nesse mesmo lugar, se fizer o fim deste post.

O texto felizmente não acabou. Alguém imaginaria, a figura central desse relato não é aquela senhora de quem –sequer - soube o nome, mas sim eu, aquele que vos escreve. Quando já estávamos muito próximos da casa de sua filha e sua memória vinha “voltando”, fazendo com que relembrasse aquelas ruas – afinal esteve na city há menos de três anos -, o nervosismo foi sumindo, dava lugar a uma pessoa mais extrovertida, cheia de facetas, lembro de ter dito não saber o que seria dela caso não tivesse cruzado comigo, contou que percorria aqueles arredores a mais de uma hora, sem o menor sinal do destino correto, chegando a quase implorar por informações e as pessoas simplesmente não se disponibilizavam a ajudá-la, houve até certo exagero quando disse, “você é um anjo enviado do céu para me mostrar o caminho”, jamais vi um anjo tão feio.


Não vou menti, fiquei sim no começo bastante atentado a dizer, infelizmente, “não posso ajudá-la, não sei o local que procura” e retornaria a missão, comprar comida e matar... Uma vez enquanto procurávamos, lembro até de ensaiar mentalmente um discurso de despedida, no fim claro, o desejo de boa sorte, de alguém que no fundo realmente - não - está deveras se importando. Quantas vezes já devo ter feito isso e sequer me recordo? Não sei se devia contar, mas cheguei até a imaginar em meio a toda essa insânia, que aquilo podia ser algum tipo de emboscada – e não quero ouvir nenhuma risada -, com aquela senhora fazendo parte de uma gangue a me atrair para uma armadilha, logo surgiriam os bandidos encapuzados, quem sabe de alguma “nave eSpaCioNaL” e... Mais ridículo, que tal pensamento é saber que a fantasia brotou em minha mente, mais precisamente uma instância artificial em forma de “medo”, para me safar e abandonar aquela pobre senhora, em plena noite de domingo, a mentira perfeita para conter um suposto arrependimento tardio. Resisti sim e bravamente, não peçam que aponte a razão, uma vontade maior, abstrata mas se fazia concreta, abrolhava uma força maior, não pude ir embora, nunca iria me perdoar se a deixasse, talvez seria o maior erro da vida, espero um dia entender, respiro aliviado por saber , “isso não fiz não”.

Quando chegamos à porta do condomínio, novamente sussurros de agradecimentos, queria me presentear, com as mãos contava algum dinheiro tirado da bolsa, “não é necessário, senhora, fico feliz por ter ajudado”, e sequer fiquei atentado a aceitar. E parti da mesma forma como surgi, no perfeito anonimato. Existe uma magia misteriosa em ajudar as pessoas, a qual ninguém nunca vai saber explicar, mas é até simples de descrever, um sentimento que vem de dentro da alma, invade todo o corpo, uma leve e intensa sensação, é gratificante se doar a quem precisa. Como uma espécie de corrente, parece que fizemos algo divino, talvez seja “isso”, esse mesmo “isso” é uma representação do tal milagre que todos sonham um dia testemunhar, e existe sim, ao menos em nosso íntimo, talvez sejam uma única coisa, vai saber, certo é que todo ato de bondade reflete sim no mundo e se propaga através de vibrações. Poucos enxergam, esse poder existe, ao menos para salvar a si próprio, é sentir-se livre, andar tranquilamente, parece que estamos flutuando em “branca paz”. Uma caminhada onde se busca a evolução como filho e a repassa adotando – por instantes - a figura de um pai. Muito obrigado a todos por lerem esse POST.



Continue...

24 de maio de 2009

Silvio Santos Morrrrriu



Essa eu confesso que morri de rir, com essa notícia do IG, depois dessa polêmica toda com a Maysa só faltava mesmo isso – morrer subitamente –para completar a boa fase do dono da SBT. De acordo com a coluna, nessa última noite de sexta-feira (22), hackers invadiram o site "O Fuxico" e espalharam a notícia de que o apresentador Silvio Santos havia, digamos... Falecido. O todo poderoso Sílvio havia enfim padecido sobre todo seu dinheiro e a glória conquistada em Deus lá sabe quantos anos de carreira. A notícia publicada, dava conta que o apresentador sentiu fortes dores no peito enquanto gravava o quadro "Pergunte para Maísa" e faleceu às 22h05, no Hospital Albert Einstein. Criatividade nota 10000000.

A notícia causou discussões no Twitter, mas despertou desconfianças devido à qualidade do texto divulgado, que se referia ao comunicador como "Chefão do SBT". De acordo também com a matéria do portal IG, o Hospital Albert Einstein foi contatado para confirmar a notícia e a informação obtida foi de que o episódio é falso. No fim quem quase morreu fui eu, de tanto rir!

Continue...

Filmes francês e austríaco são favoritos à Palma de Ouro




"É sempre difícil tentar prever o que se passa na(s) cabeça(s) de um júri, mas não custa tentar. Se a recepção da imprensa fosse
a medida, provavelmente sairiam vencedores “Un Prophète” (Um Profeta), de
Jacques Audiard, que foi uma quase unanimidade, ou “Das Weisse Band” (O
Laço Branco), de Michael Haneke, vencedor do prêmio da crítica e bem
recebido de maneira geral."Saiu na seção último segundo do Portal Ig sobre os
favoritos à Palma de Ouro.


"Un Prophète” tem a vantagem de ser um longa-metragem que dificilmente desagradará a alguém do júri, presidido pela atriz francesa Isabelle Huppert e composto ainda pela atriz e diretora italiana Asia Argento, o cineasta turco Nuri Bilge Ceylan, o diretor americano James Gray, o escritor britânico Hanif Kureishi, o cineasta sul-coreano Lee Chang-dong, a atriz chinesa de Taiwan Qi Shu, a atriz indiana Sharmila Tagore e a atriz americana Robin Wright Penn. A desvantagem é que seria a segunda vitória consecutiva da França no Festival de Cannes – a Palma de Ouro em 2008 foi “Entre os Muros da Escola”, de Laurent Cantet."

Ainda de acordo com a matéria a produção “Das Weisse Band” pelas entrelinhas, a começar por uma particularidade, discutir a sociedade alemã no momento - imediatamente anterior - à primeira guerra mundial. Esse é um filme definido pela autora do texto Mariane Morisawa como uma filme de idéia, e filmes de idéias são - também segundo ela -, bastante valorizados em Cannes.

Inclusive na coletiva do júri no primeiro dia do festival, "...Huppert disse que eles considerariam as obras por sua estética, não só por questões políticas. Haneke já esteve cinco vezes no festival e nunca levou a Palma de Ouro – venceu apenas o prêmio do Júri Ecumênico por “Código Desconhecido” (2000), o Grande Prêmio do Júri por “A Professora de Piano” (2001), e o troféu de melhor diretor e os prêmios do Júri Ecumênico e da crítica por “Caché” (2005). Pesa contra ele o fato de ter trabalhado com Isabelle Huppert em “A Professora de Piano”, o que pode constrangê-la de dar a Palma de Ouro a Haneke". Restante da matéria completa AQUI.

Continue...

Educação a Distância - Metodologia que Funciona

EAD- Sala de Aula Virtual


O local no começo se estabelece como uma sala de aula comum, tipo uma grande caixa de concreto rodeada de cimento, areia, brita, pedra, cal... Tudo misturado na medida certa para formar um grande retângulo. As medidas são distintas, podendo variar a depender de cada local. A decoração a principio é simples, carteiras organizadas em filas, uma bem atrás da outra, ao fim daquele corredor uma enorme lousa acompanhado por um birô logo a frente dessa. Então, para completar essa amostra decorativa, podem-se acrescentar outros elementos um tanto alternativos, como computador, retroprojetor, televisão, aparelho DVD e claro ventiladores ou ar condicionado.

Esse pode ser caracterizado como o cenário perfeito para se garantir um alto nível de aprendizado, alunos centrados, querendo atingir vôos maiores, dominar esse demônio que é o saber. Em uma sala de aula, são abordados diversos e diferentes níveis e gêneros de conteúdo atingindo os mais altos índices daquilo que pode ser definido como verdadeiras noções de aprendizagem. Mas, esquece tudo que foi dito, pensando apenas em quando esse saber envolve uma ferramenta diferente. Um novo estilo de ensinar, novas perspectivas no desafio do aprender, ou mais do que isso, atribuições e metodologias diferenciadas que tendem a romper esses paradigmas e estabelecer uma nova condição de ensino acerca de uma metodologia ainda em desenvolvimento que traz condições educacionais fomentadas a partir da tecnologia.

Para ficar mais claro, imagine que essa sala de aula pode ser substituída por um computador doméstico, exatamente um cenário virtual, onde nada existe de forma concreta como na educação presencial, mas que tudo é tão real quanto, e esse mundo também pode ser acessado em casa nas milhares de lan-house espalhadas pelo país. Essa é a Educação à Distância - EAD ., um agente de inovação tecnológica de informação e comunicação e que pode ser usada para técnicas de educação à distância a serviço de uma metodologia didática e ao mesmo tempo pedagógica.



Os atributos que compõem a educação à distância podem ser diferentes em alguns fatores, como também é capaz de se interligar diretamente a educação presencial. A grande semelhança é óbvia, chegar ao maior índice possível de aprendizagem e assimilação por parte do aluno, mas o percurso percorrido por cada um desses métodos se difere em alguns aspectos principalmente metodológicos. Na Educação à Distância a base teórica - apresentada em cada um dos modelos de ensino instrucionais - interage e pode afetar não meramente a forma como o conteúdo apresentado ao aluno, mas também a maneira como o estudante entende e se mostra capaz de construir e também assimilar conhecimentos a partir do quantitativo de informações apresentadas.

EAD como Proposta Pedagógica



No primeiro momento até parece estranho, professor e aluno em locais geograficamente, completamente distintos, toda turma é interligada pela tecnologia que permite a total transmissão de conteúdos - nesse caso educativos -, efetuada através da utilização de meio técnicos em comunicação.

Educação a distância se caracteriza como uma modalidade que, por sua conveniência e eficácia, vem se consolidando cada vez mais no país como um novo cenário educacional. O campo de educação é constantemente pressionado por mudanças. A chave para abrir esse universo é que o professor pode abrir e trabalhar um corpo fixo de conteúdo programático por meio de uma representação externa.

A educação é reconhecida como um importante aliado, a "estrada de tijolos amarelos" que levará ao talvez utópico, mas maravilhoso mundo da transformação social. A idéia abstrata que se fez forjada por uma representação concreta, que traz sua representação através de um novo universo repleto por novas representações, um meio novo e completamente incomum, onde o conhecimento segue a ordem de uma cadeia, o aluno tem acesso a material, pesquisa, decodifica as informações e armazena a representação.


Características diretas da EAD

Uma modalidade de ensino em que o aprendizado é garantido em um ambiente informal, com separação temporal ou espacial entre mestre e aprendiz. Observando esse conceito, é importante ressaltar que esse é apenas o começo, destrinchar todas as caracterizações da EAD é ir muito além de simples teorizações. Para começar, é necessário sopesar esse modelo como uma espécie de inserção sociológica, uma amostra de inventabilidade cultural que visa um simples objetivo, a total maximização do conhecimento individual e automaticamente propagar o aprendizado coletivo e assim contribuir de maneira direta para a formação de uma sociedade mais justa com ideais igualitários.

Com o auxilio da tecnologia e utilizando os preceitos da EAD, as universidades podem ver uma clara forma de fomentar o conhecimento e a concreta possibilidade de formar profissionais, cidadãos conscientes de suas obrigações e seu papel perante a sociedade, sua condição sócio-político, tudo isso com um detalhe, ainda que residam em regiões distantes, locais onde as oportunidades de ensino com qualidade são remotas ou mesmo aqueles casos onde a vida contemporânea - atributos como tempo e dinheiro -, dificultem e reduzam a possibilidade de ingressar no universo dos estudos.


A familiaridade como uma busca constante de novas metodologias de ensino e pesquisas educacionais, envolvendo as tecnologias de comunicação e sociabilidade tem seu potencial de inclusão e cidadania pelas práticas educativas. Os ambientes de comunicação são diretamente favorecidos pela Internet. A tecnologia é uma parte fundamental da Educação à Distância, qualquer programa montado para desenvolver essa atividade, deve estar focado mais nas necessidades instrucionais dos alunos do que da própria tecnologia. As características de professores e alunos devem, constantemente, serem levadas em consideração. Também é importante observar sempre os requisitos de conteúdo e limitações técnicas. Quando se opta por um sistema, a proposta deste deve ser acessível para todos os participantes.

Para suprir a falta - quase constante - do contato direto entre educador e estudante, a comunicação é mediada não apenas pelos apetrechos tecnológicos, mas ainda por uma equipe que inclui editores, produtores, corpo técnico, especialistas em mídia, tutores locais, entre outros. A educação à Distância é um modelo que tem como particularidade, a diferenciação do aprendizado naquilo que é apresentado pelo ensino convencional.



3 Uma fórmula para o sucesso




O desconhecimento sobre essa metodologia ainda é um dos principais entraves a ser combatido para a propagação ainda maior da EAD e conseqüentemente atingir maiores resultados no quesito educação e conhecimento. A educação, quando concebida fora dos moldes convencionais, tem muito sua qualidade discutida e principalmente duvidada, sendo a esse atribuído estereótipos como uma espécie de "supletivo no ensino superior”, por acreditarem que o nível de assimilação é comprometido pela ausência da presencialidade.

Rompida essa barreira, apresentados resultados concretos e o conseqüente lançamento de não somente bons, mas profissionais bem sucedidos no mercado de trabalho, que adquiriram através desse sistema, o conteúdo necessário para o crescimento constante como empregado e cidadão sem - obviamente - desprezar o esforço e dedicação individual de cada qual.

Os cursos por correspondência na Europa são os primeiros registros da Educação à Distância. O meio ainda foi muito utilizado com a popularização de segmentos como rádio e televisão. O sistema de educação passou a ganhar mais fôlego e figurar mais assiduamente entre os estudantes a partir da tecnologia interativa sofisticada. E como a tecnologia tomou-se um advento, desenvolve e se modifica de forma rápida e prática, é previsível dizer que o atual modelo de educação não convencional sofra - em médio prazo - mudanças de adequação ao conteúdo perante o aluno e a utilização de novas técnicas, ferramentas e metodologias afim de fomentar o saber.

A tecnologia deve sempre ser vislumbrada como um artifício central, capaz de privilegiar a transmissão de informação, talvez sendo essa sua condição suprema. A revolução científica, tecnológica e cultural, somada a educação formam a EAD, que mais que a soma de todas essas coisas, já ganhou vida e caracterização própria, uma condição particular e agora é impossível determinar os limites e saber onde tudo isso vai parar. Ainda é prematuro dizer que esse é o modelo do futuro, mas já não é absurdo afirmar que esse é o mecanismo que vai impulsionar a educação do futuro e garantir sobrevida ao conhecimento, porque o futuro pode ser ontem, o tempo se mistura, nesse caso o passado, já começou.


Continue...